Eleições 2022: saiba tudo sobre o dia de votação neste domingo (2)

Domingo (2) é o dia da votação do primeiro turno das Eleições 2022. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores que vão exercer seu papel de cidadão. Serão também quase 1,8 milhão de mesárias e mesários e mais de 29,2 mil candidatas e candidatos. A votação acontece em 5.570 cidades do país e em 181 localidades no exterior.

Domingo de votação

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos. A votação acontece entre as 8h e as 17h (horário de Brasília).

Documentos

Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Entre as opções de documentos aceitos, estão: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto.

Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral. O TSE recomenda que antes de sair de casa, o eleitor deve anotar a ordem dos cargos na urna eletrônica e os números das candidatas e dos candidatos. “A ‘colinha’ vai ajudar muito na hora que você estiver em frente à urna; afinal, são muitos números para lembrar”, destaca o TSE.

Vestimentas no dia da votação

A Justiça Eleitoral permite a manifestação individual e silenciosa do eleitor no dia da votação para partidos, coligação ou candidato. Isso quer dizer que é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas.

“Mas fique atento, porque é proibida a propaganda eleitoral, como pedido de voto pelos candidatos, partidos ou coligações, distribuição de panfletos (conhecidos por santinhos) e outros materiais, abordagem ou mesmo aglomeração de simpatizantes”, informa o TSE.

O eleitor pode votar de bermuda, regata e chinelo. O TSE não proíbe a utilização de nenhum desses itens. Inclusive, é permitido votar com a camisa da Seleção Brasileira de Futebol.

4 Comentários
  1. Hi to all, how is all, I think every one is getting more from this website, and
    your views are nice in favor of new people.

  2. Eloise Diz

    Hey there! Would you mind if I share your blog
    with my facebook group? There’s a lot of folks that I think
    would really appreciate your content. Please let
    me know. Thank you

  3. I don’t know whether it’s just me or if everybody else encountering issues with your website.
    It appears as if some of the written text on your posts are running off the screen. Can someone else please provide feedback and let me
    know if this is happening to them as well? This might be
    a problem with my web browser because I’ve had this
    happen before. Kudos

  4. acheter du venlor en France Diz

    effexor 150 mg disponible au Maroc consulta el precio del vencarm en Lima

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.