Elmano de Freitas anuncia construção de 39 novas escolas de tempo integral no Ceará; confira a lista das cidades
A medida beneficiará 37 cidades cearenses e faz parte do programa Ceará Educa +, que visa universalizar o ensino médio integral no estado
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou a construção de 39 novas escolas de tempo integral na rede estadual de ensino. A medida beneficiará 37 cidades cearenses e faz parte do programa Ceará Educa +, que visa universalizar o ensino médio integral no estado. A assinatura das ordens de serviço ocorreu no Palácio da Abolição, com a presença da secretária da Educação, Eliana Estrela, e outras autoridades. A previsão é que as unidades sejam entregues até o próximo ano.
Serão construídas 33 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral e seis Escolas Estaduais de Educação Profissional, com um investimento de R$ 447 milhões. Atualmente, mais de 75% das escolas estaduais adotam esse modelo, e a meta do governo é atingir 100% da rede até 2025.
As novas unidades contarão com infraestrutura moderna, incluindo salas de aula equipadas, bibliotecas, laboratórios de informática e multiúiso, auditório e quadras poliesportivas. As obras serão supervisionadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) e construídas em terrenos doados pelas prefeituras. O critério de seleção das cidades contempladas levou em consideração a celeridade na liberação dos terrenos e a aprovação das doações pelas Câmaras Municipais.
Escolas de tempo integral no Ceará
Desde 2023, 138 novas escolas de tempo integral foram entregues no Ceará. Há ainda previsão de que outras 99 unidades tenham ordem de serviço autorizada até 2026. Atualmente, o estado conta com 513 escolas de tempo integral distribuídas em 175 municípios.
Na solenidade de assinatura, a secretária Eliana Estrela destacou os impactos positivos do ensino integral, que proporciona maior suporte aos estudantes e contribui para seu desenvolvimento. “O tempo integral é o que se constrói na escola, no dia a dia, com laboratórios e livros à disposição. É um projeto de vida”, afirmou.
O governador Elmano de Freitas ressaltou que os estudantes matriculados nesse modelo apresentam melhora no rendimento escolar e na aprendizagem. O Ceará ocupa atualmente a terceira colocação no ranking nacional da rede pública de ensino médio, e a meta é alcançar a liderança com a expansão do ensino integral.
“Nosso aluno, quando estuda em escola de tempo integral, melhora seu desempenho”, frisou o governador.
Confira a lista de cidades que receberão novas escolas:
- Acaraú (1)
- Barbalha (1)
- Barroquinha (1)
- Brejo Santo (1)
- Boa Viagem (1)
- Camocim (1)
- Capistrano (1)
- Croatá (1)
- Coreaú (1)
- Granja (1)
- Iguatu (1)
- Ipaporanga (1)
- Itapipoca (2)
- Itarema (1)
- Iracema (1)
- Irauçuba (1)
- Jaguaribe (1)
- Jaguaruana (1)
- Jijoca de Jericoacoara (1)
- Maracanaú (1)
- Morada Nova (1)
- Mucambo (1)
- Nova Russas (1)
- Orós (1)
- Pacatuba (1)
- Pacoti (1)
- Quiterianópolis (1)
- Quixeramobim (1)
- Santa Quitéria (1)
- Senador Sá (1)
- Tamboril (1)
- Tianguá (1)
- Trairi (2)
- Tururu (1)
- Uruburetama (1)
- Uruoca (1)
- Viçosa do Ceará (1)
Fonte: GC Mais