O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), segue com maioria de aprovação popular, de acordo com levantamento do instituto Real Time Big Data divulgado nesta segunda-feira (29). Segundo a CNN Brasil, o estudo aponta que 56% dos cearenses afirmam aprovar a sua gestão, enquanto 39% manifestam desaprovação. Outros 5% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.
Além da aprovação e desaprovação, o estudo também avaliou a gestão de Elmano de Freitas em categorias de desempenho. Para 35% dos entrevistados, a administração do governador é considerada “boa”, enquanto 11% a classificam como “ótima”. Já 30% dos cearenses apontaram a gestão como “ruim” e 9% como “péssima”. Outros 15% avaliaram o governo como “regular” e 0% não souberam responder.
Os números mostram que, somados, 46% avaliam positivamente a administração do governador (ótimo + bom), enquanto 39% atribuem avaliação negativa (ruim + péssimo). O percentual de regularidade aparece como um ponto intermediário, com 15% dos entrevistados.
Eleições
Ainda conforme o levantamento, Elmano aparece na liderança em todos os cenários simulados para a eleição estadual de 2026. O levantamento testou quatro possibilidades de disputa e indicou que o petista mantém vantagem consistente sobre o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) e sobre o senador Eduardo Girão (Novo), além de um empate técnico em confronto direto com o ex-governador Ciro Gomes (PDT).
De acordo com os dados a reportagem, no primeiro cenário Elmano soma 41% das intenções de voto contra 27% de Roberto Cláudio e 16% de Eduardo Girão. Brancos, nulos e indecisos representam 16%. No segundo cenário, quando enfrenta Ciro Gomes, o governador registra 38%, enquanto o pedetista aparece com 37%. Girão surge com 14%, e 11% não souberam ou não responderam.
No terceiro cenário, Elmano amplia a margem: chega a 42%, contra 30% de Ciro Gomes e 15% de Girão. Neste quadro, 13% declararam voto branco, nulo ou não opinaram. Já no quarto cenário testado, o governador mantém 41%, Roberto Cláudio aparece com 28% e Girão com 16%. Outros 15% afirmaram não ter candidato definido ou optaram por anular.
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 26 de setembro e entrevistou 1.200 pessoas em diferentes regiões do estado. O levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.
Fonte: Brasil 247