Elmano de Freitas recebe o cargo de Izolda e é o novo governador do Ceará: “Buscarei governar com senso de justiça”
Elmano de Freitas é o novo governador do Ceará até 5 de janeiro de 2027. O petista tomou posse na manhã deste domingo (1º), em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado. O governador chegou acompanhado da esposa, Lia Freitas, e da filha, Maria Beatriz, de 4 anos. Já vice-governadora Jade Romero (MDB), a segunda mulher a ocupar a função na história do estado, também acompanhou o cortejo, juntamente com o esposo, Marcelo Paz. Na sequência, Elmano e Jade seguiram para o Palácio da Abolição, onde houve a solenidade de transmissão do cargo pela ex-governadora Izolda Cela.
Durante a cerimônia, Elmano leu o compromisso de posse e a mensagem governamental. Em seu discurso, o chefe do Executivo estadual citou alguns desafios que terá ao longo da gestão. O novo gestor afirmou também que buscará governar com “senso de justiça”.
Após receber o cargo, Elmano viaja a Brasília, acompanhado do senador eleito e futuro ministro da Educação, Camilo Santana (PT), para acompanhar a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Governador Elmano de Freitas
Elmano de Freitas da Costa nasceu no município de Baturité, filho do agricultor Francisco Feitosa da Costa, “seu Odilon”, e da professora Elma de Freitas da Costa.
Se formou em Direito pela Universidade Federal do Ceará e é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1989. A sua luta social começou nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica (CEBs). Atuou na Rede Nacional de Advogados Populares (RENAP), bem como na defesa jurídica e política do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, na condição de advogado. Foi secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT).

