Em Ipu, Sebrae promove festival para destacar culinária local e aquecer economia do setor

Festival Gastronômico Menu Ipu busca evidenciar a gastronomia como produto turístico e cultural do município. Competição saudável vai destacar pratos em três categorias

O Sebrae Ceará e a Prefeitura Municipal de Ipu realizam a 5ª Edição do Festival Gastronômico Menu Ipu, com o tema “Sabores da Nossa Terra”, entre os dias 27 e 29 de junho, no Quadro da Igrejinha (Centro histórico de Ipu). O evento visa valorizar a culinária local e impulsionar a economia do setor.

O Menu Ipu vai contar com a participação de mais de 60 empreendedores e grupos de artesãos atendidos pelo Sebrae, como Mulheres do Sertão Mãos que Tecem, Tesouros da Bica, Mais Ipu, Koisas da Terra, Associação dos Artesãos da Alegria e Guaraciartes.

Os estabelecimentos participantes devem elaborar pratos utilizando ingredientes provenientes da apicultura, horticultura, fruticultura e piscicultura regional. O festival busca destacar a gastronomia local e promover uma competição saudável entre os participantes, com pratos que competem nas categorias de Comida regional, Lanches e petiscos e Doces e sobremesas.

O evento também pretende capacitar o segmento empresarial de Ipu, evidenciar a gastronomia como produto turístico e cultural, e aumentar a receita dos estabelecimentos participantes. Além disso, o objetivo é dar visibilidade aos estabelecimentos e parceiros, fortalecer marcas, e estimular o desenvolvimento sustentável.

Preparativos

A contribuição do Sebrae Ceará na preparação do evento envolveu diversas consultorias do programa Sebraetec focadas em inovação e boas práticas na manipulação de alimentos; elaboração de cardápios e fichas técnicas; e desenvolvimento de novos produtos. Além disso, consultorias na área de gestão empresarial visaram a organização dos empreendimentos em marketing, formação de preço e estratégias digitais. Estas ações fazem parte da estratégia de fortalecimento do turismo da Ibiapaba através do projeto Rota Mirantes da Ibiapaba, outra iniciativa da entidade.

O Festival Gastronômico Menu Ipu representa a culminância de todas as ações que o Sebrae vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos por meio da unidade da Chapada da Ibiapaba e que resultam no aumento do faturamento e redução de custo das empresas. Há seis anos, empresários do segmento gastronômico de Ipu recebem capacitações por meio da parceria com a Prefeitura Municipal de Ipu. São artesãos que trabalham com crochê, fios e tecidos, souvenirs, fios e linhas, pinturas, licor artesanal, madeira, cerâmicas, entre outros.

Programação

O festival conta com diversas atrações, incluindo o Espaço da Gastronomia, onde os pratos participantes serão apresentados e vendidos. A Cozinha Show vai oferecer aulas de culinária com chefs convidados. Já a Cozinha Kids vai proporcionar aulas culinárias para a criançada. Esses espaços vão oferecer degustações gratuitas mediante inscrição, mas com vagas limitadas.

Já o Espaço Experiências Ibiapaba promoverá o turismo regional, com representantes dos nove municípios da rota turística Mirantes da Ibiapaba. No Espaço dos Artesãos, o público terá acesso a uma exposição e vai poder adquirir peças do artesanato local, enquanto a Galeria dos Artistas vai exibir obras de pintores e escritores da região. Ainda, o Espaço de Produtos Agroalimentares vai permitir a exposição e venda de produtos da agricultura familiar, fomentando a cadeia produtiva da gastronomia.

O festival incluirá programações musicais e culturais, com manifestações locais e atrações musicais regionais e nacionais. No stand do Sebrae, os visitantes poderão obter e-books e participar de atividades interativas para ganhar brindes.

Participe do Festival Gastronômico Menu Ipu!
Data: 27 a 29 de junho de 2024
Horário: 18h às 23h
Local: Quadro da Igrejinha (Centro histórico de Ipu)
Entrada franca, sem necessidade de inscrições

Fonte: Sebrae

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.