Em Jericoacoara, 11o. Festival Choro Jazz tem nesta sexta, 2/12, shows da Marimbanda e de Renato Braz, Sérgio Santos e Bré Rosário, homenageando Dori Caymmi. Programação gratuita segue até domingo, aquecendo o turismo cultural

A 11a. edição do festival, patrocinado pela Petrobras e apresentado também pelo Ministério do Turismo, com apoio institucional do Governo do Estado, teve na noite desta quinta-feira, 1/12, em Jericoacoara, shows do guitarrista mineiro Nelson Faria e do contrabaixista paraense Ney Conceição, além do violonista Marcel Powell, nascido na França, filho do mestre Baden Powell. Hoje sobem ao palco na praça principal de Jeri às 21h os cearenses da Marimbanda, homenageando Luizinho Duarte, compositor, baterista e violonista que por décadas integrou o grupo. Luizinho faleceu em abril deste ano.

Também se apresentam os cantores Renato Braz e Sergio Santos, com participação do percussionista Bré do Rosário, em show inédito em que interpretam a obra de Dori Caymmi, o grande homenageado deste ano do festival. Ao longo do dia acontecem oficinas e workshops. Às 18h o público celebra com uma roda de choro ao pôr do sol, na barraca O Alexandre,e ao longo da manhã e da tarde acontecem oficinas de música, com atrações do festival, conciliando horários em dia de jogo da seleção brasileira, que também leva intensa movimentação às barracas de praia, bares e restaurantes de Jericoacoara.

O festival segue até domingo, 4/12, ainda com apresentações de Pedro Martins e Michael Pipoquinha, Vitor Alcântara e Daniel D´Alcântara Quinteto, Giuliano Eriston (vencedor do programa The Voice) e Vinicius Matos, Mestrinho com participações de Vanessa Moreno e Cainã Cavalcante.

O evento foi aberto na terça-feira, 29/11, na praça principal de Jericoacoara. Todos os shows do evento, que segue até domingo, 4/12, têm entrada franca, com apresentação pelo Ministério do Turismo e pela Petrobras.

Na programação, grandes nomes como Marcel Powell, Marco Pereira, Nelson Faria, Ney Conceição, Paulo Bellinati, Michael Pipoquinha, Pedro Martins, Fabio Peron, Derico Sciotti, Renato Braz, Sergio Santos, Giuliano Eriston, Daniel e Vitor D´Alcântara, Vinicius Matos, Mestrinho, Vanessa Moreno, Marimbanda.

O Festival Choro Jazz realiza neste ano a primeira edição com público presencial desde o início da pandemia. Uma verdadeira maratona de shows, oficinas, rodas de choro e outras atividades, com grandes nomes da música brasileira.

Tudo com entrada franca e convite aberto a todos e todas, democratizando o acesso às apresentações desses mestres e promovendo o contato direto entre público e artistas, nas ruas de areia de Jericoacoara, no município de Jijoca de Jericoacoara, no litoral oeste cearense.

O público pode curtir os shows até o dia 4/12, sempre às 21h, na praia que é referência nacional e internacional de beleza, contato com a natureza, convivência entre visitantes e moradores. O convite a uma imersão musical e a um outro estado de espírito, por meio da música, em um espaço tão especial quanto “Jeri”, reforça as características que fazem do Festival Choro Jazz uma experiência diferente e gratificante, para todos os envolvidos.

A grande festa da música, no Festival Choro Jazz, começou em Fortaleza, com a programação no Cineteatro São Luiz, no Centro da capital cearense, um dos mais belos cinemas de rua do País. Os shows aconteceram de 24 a 26/11. Agora, o festival aporta em Jericoacoara.

Confira a programação em Jericoacoara:

Em Jericoacoara a programação de shows do Festival Choro Jazz vem acontecendo desde o dia 29/11 e segue até domingo, 4/12, na praça principal, com acesso livre ao público. Os shows começam às 21h. Uma imersão musical de uma semana em uma das mais belas praias do mundo, com direito a muita emoção e a pé na areia das ruas da vila, vedada ao tráfego de automóveis e onde se ouvem vários idiomas, reflexo do constante público de visitantes de várias origens.

A sexta-feira, 2/12, tem a Marimbanda, um dos mais representativos grupos instrumentais do Ceará para o Brasil, homenageando o baterista e compositor do grupo Luizinho Duarte, falecido neste ano. E um encontro especialíssimo, elaborado para o Festival Choro Jazz: os cantores e compositores Sérgio Santos e Renato Braz homenageiam Dori Caymmi, em apresentação com participação especial de Bré Rosário.

O sábado, 3/12, de festival em Jeri tem o fenomenal duo Michael Pipoquinha (CE) e Pedro Martins (DF), prometendo emocionar o público exclusivamente com o contrabaixo e a guitarra e suas composições e releituras de canções brasileiras, em arranjos instrumentais e personalíssimos. Logo após, o quinteto de Daniel e Victor D´Alcântara presta tributo a Miles Davis e John Coltrane, reverenciando os reinventores do jazz.

Fechando o festival 2022, no domingo, 4/12, o violonista e cantor Giuliano Eriston, vencedor do programa de TV The Voice, e o clarinetista Vinicius Matos, ambos da cena musical de Jericoacoara, realizam apresentação especial saudando o público do evento e “jogando em casa”. O último show da maratona musical fica por conta da banda do acordeonista e cantor Mestrinho, com uma convidada especialíssima: a aplaudida cantora Vanessa Moreno. É choro, é jazz, é forró, é festa!