“É uma realização que a gente almeja. A partir do momento que entramos na Corporação, sonhamos com esse momento”. As palavras do agora promovido a cabo PM Leandro Sousa, de 33 anos, definem o sentimento dos praças e oficiais promovidos pelo Governo do Ceará nesta segunda-feira (23), em solenidade no Centro de Convenções de Sobral, na Região Norte.
Para o cabo Leandro, a promoção chegou acompanhada da notícia da chegada da primeira filha, Manuela, com a companheira Natália Kelly Holanda, 28 anos. “Também é uma responsabilidade a mais, tanto na carreira quanto na parte familiar. Uma responsabilidade que a gente tenta cumprir da melhor forma”, afirma.
Com a presença de familiares e amigos dos agentes, a cerimônia foi conduzida pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, acompanhado do comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Klênio Savyo Nascimento, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), coronel Cláudio Barreto, entre outras autoridades.
Em Sobral, foram promovidos 271 policiais e sete bombeiros militares. Ao todo, o Governo do Ceará vai promover 2.459 militares em três solenidades. A primeira foi realizada nesta manhã, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza . A terceira e última deste ano está marcada para o dia 26 de dezembro, no Crato.
Fortalecendo a missão de vida
A Lei das Promoções foi sancionada em 2015, como uma valorização permanente que permite o fluxo contínuo das carreiras. De 2015 a 2024, o Estado do Ceará promoveu 31.503 policiais e 2.951 bombeiros, totalizando 34.454 militares.
Somente entre 2023 e 2024, o governador Elmano de Freitas promoveu 4.994 PMs e BMs em todo o Ceará. No ano passado, foram 2.535 profissionais que ascenderam nas duas corporações.
Representando o governador em Sobral, o secretário Roberto Sá reafirmou o compromisso com a valorização dos servidores. “O governador Elmano tem dito, e eu reitero, que a nossa prioridade é estruturar as Forças de Segurança, dar tratamento com muita dignidade aos agentes. Porque quem cuida da sociedade também precisa ser cuidado. Nossa vocação, nosso sacerdócio, nossa missão quase divina de sair de casa todo dia para arriscar a vida e proteger a sociedade, deve ser acompanhada de todo o cuidado”, frisou Roberto Sá.
Esse reconhecimento, de acordo com o titular da SSPDS, inclui investimento para a entrega de viaturas, armamentos, modernização e ampliação do Sistema de Segurança, incluindo novos concursos. “Dando condições de trabalho, nós, juntos, vamos seguir dia e noite enfrentando a criminalidade para que nós tenhamos um Ceará mais seguro”, frisou Roberto Sá.
No dia 19 de dezembro, o governador Elmano assinou o conjunto de Projetos de Lei que garante a reestruturação da SSPDS e suas vinculadas. A medida estabelece descentralização de serviços, novos batalhões, núcleos e departamentos, além do fortalecimento da Inteligência e formação dos agentes.
Conquistas compartilhadas
Coronel Klênio Savyo, comandante-geral da PMCE, destacou que a promoção é um direito que traz novas responsabilidades. “Pela manhã estivemos em Fortaleza, no Centro de Eventos, promovendo mais de 1.900 policiais e bombeiros militares. Depois, em Sobral, fazendo a promoção para toda a Região Norte. A cada posto que conquistamos, fortalece nossa responsabilidade. Mas é um momento também de festa com os nossos familiares”.
Promovida a segundo-sargento PM, Ticiana Ximenez, 34, ingressou na Corporação aos 18 anos. A promoção é mais um passo na carreira que é um orgulho para Inês Ximenez, mãe de Ticiana. “Ela passou no concurso e no curso de Odontologia da UFC. Foi tudo ao mesmo tempo. Quando ela me perguntava sobre como ia ser, eu dizia que tudo ia dar certo, e deu”, conta Inês.
A oficial ressalta que o apoio da mãe é fundamental. “Ela esteve ao meu lado em todas as etapas, incluindo o curso de formação [de oficiais]. As pessoas brincavam que ela tinha que se formar também”, diz Ticiana.
A valorização traduzida na promoção inspira esses homens e mulheres a fazer mais pela sociedade cearense. É no que acredita o comandante-geral do CBMCE, coronel Cláudio Barreto. “Que os novos postos e graduações sejam motivo de orgulho e renovação do compromisso que temos com a sociedade cearense. Que sigamos juntos, fortalecidos em prol das pessoas, prontos para servir e proteger”.
O agora tenente BM Ronaldo Holanda, 48, celebra os momentos importantes dos quase 30 anos dedicados ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Uma história escrita também ao lado da esposa Rejelane Holanda e da filha Sofia.
“É um momento que a gente considera também como reconhecimento do Estado de tanto tempo de serviço, essa progressão que nós temos na carreira. É muita felicidade para nós e nossas famílias”, define Holanda.
Também promovido, o sargento PM Geraldo Cavalcante, 56, diz que servir aos cearenses é uma missão de amor. Apesar de estar com a mobilidade reduzida, ele fez questão de comparecer à solenidade de promoção, onde recebeu os cumprimentos do secretário Roberto Sá e o coronel Klênio Savyo.
“Em 1991, eu entrei na Polícia, eram outros tempos, e criei um amor. Um presente servir à nossa Gloriosa. Agradeço a Deus e minha família”, conclui Geraldo.
Fonte: CE Governo do Estado