Embarcação desaparecida em alto-mar há uma semana é localizada pela FAB a cerca de 480 km de Fortaleza

A embarcação S.E Pescados, que estava desaparecida em alto-mar há cerca de uma semana, levando seis pescadores, foi localizada nesta quinta-feira (3), a cerca de 480 quilômetros de distância de Fortaleza.

O barco de pesca saiu da Praia de Itarema, no litoral do Ceará, no dia 17 de agosto e realizou o último contato no dia 27 do mesmo mês. Desde então, a ausência de comunicação mobilizou os meios de busca e salvamento da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira (FAB).Segundo a Força Aérea, a embarcação foi localizada pela aeronave SC-105 Amazonas, que com o auxílio de sistemas de comunicação avançados, sensores e o busca radar da aeronave identificaram o barco pesqueiro na extensa área marítima.

“A identificação inicial do alvo na extensa área marítima posteriormente foi confirmada visualmente pelos Observadores SAR, militares especializados que integram a tripulação e atuam diretamente na identificação de alvos durante as missões de Busca e Salvamento”, disse a Força Aérea.

A ação foi realizada pelo Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande (BACG), em Mato Grosso do Sul.Ainda conforme a FAB, após localizar o barco pesqueiro em alto-mar, a aeronave seguiu para São Luís, no Maranhão, para reabastecer.

Depois do reabastecimento, o avião militar retornou à área, permanecendo em sobrevoo sobre o barco para monitorar a embarcação e auxiliar na orientação do Navio-Patrulha Oceânico Araguari, da Marinha do Brasil, que deu continuidade aos procedimentos de resgate.A tripulação do S.E Pescados é formada por homens de idades e de comunidades distintas de Itarema. Um dos pescadores desaparecidos tem apenas 17 anos. O estado de saúde dos tripulantes não foi informado.

 

 

Fonte: G1 CE