Enel Ceará, em parceria com o SENAI, inaugura centro de treinamento em Juazeiro do Norte

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Enel Distribuição Ceará inaugurou nesta sexta-feira (19) um novo Centro de Treinamento para eletricistas na cidade de Juazeiro do Norte. A solenidade foi realizada na sede do SENAI, onde foram apresentados a estrutura do equipamento, além de investimentos para a região. O equipamento auxiliará na capacitação de eletricistas da distribuidora e de empresas parceiras e também promoverá a formação de novos profissionais.

O principal objetivo de centros como esse é gerar mais oportunidade para os jovens que buscam uma formação profissional para se inserirem no mercado de trabalho como mão de obra especializada, mas de forma segura. “Além da formação técnica que é dada, o treinamento é feito de forma a reforçar as normas de segurança na hora de manipular a rede elétrica. Esse é o principal compromisso da Enel: garantir que as atividades sejam executadas de maneira 100% segura.”, avalia Charles de Capdeville, Diretor de Operação e Infraestrutura da Enel Ceará.

“É com muita alegria que a FIEC, por meio do SENAI, irá inaugurar nas instalações do SENAI Juazeiro do Norte um Centro de Treinamento para eletricistas. Serão ministrados vários cursos com o objetivo de qualificar pessoas na área de energia, principalmente em distribuição. Ganha a região do Cariri e a sociedade cearense. Essa parceria é extremamente importante e salutar”, afirma o Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.

A estrutura foi toda construída pensando na necessidade de mão de obra mais especializada para atender à crescente demanda na área. O Centro de Treinamento de Juazeiro do Norte conta com rede aérea de baixa e média tensão, totalizando 127 metros de estrutura em uma área 597 metros quadrados, com rede isolada de BT/MT, rede convencional e subterrânea, com 21 postes instalados.

Os centros vão formar profissionais mais especializados para realizar instalação, construção, operação e manutenção de redes com as novas tecnologias que já estão sendo instaladas pelo grupo Enel em todo o Brasil.

 

Fortaleza e Sobral

Além do Centro de Treinamento de Juazeiro do Norte, está em fase final de execução de modernização o equipamento localizado em Fortaleza. Em agosto deste ano, foi inaugurada a obra de Sobral. Todos os Centros de Treinamento são uma parceria com o SENAI.

Em Sobral, o Centro de Treinamento possui uma estrutura similar ao de Juazeiro do Norte e está sendo aproveitado para a capacitação de eletricistas e formação de novos profissionais na região.

Já em Fortaleza, o Centro de Treinamento da Barra do Ceará está sendo completamente modernizado e contará com uma rede completa, com toda cadeia de distribuição de energia, desde a alta tensão até os medidores, inspirado no Centro de Treinamento Enel de L’Aquila, na Itália. Serão instalados também dispositivos mais modernos que permitirão a análise e o estudo dos diferentes tipos de redes, equipamentos telecontrolados, além de uma sala de realidade virtual em 3D.

Investimentos

Já neste ano de 2021, a Enel Distribuição Ceará realizou mais de 500 obras de conexões e acréscimo de carga em baixa e média tensão na Unidade Territorial Sul. Com esses investimentos, a distribuidora construiu mais de 78 mil km de rede, instalando cerca de 1.700 postes e 126 transformadores.

Também neste ano, a companhia investiu na construção e reforma de subestações e linhas nos municípios de Ibiapina, Pacajus, Jaguaruana, Paracuru e Itarema, grandes destaques deste ano. As obras vão beneficiar mais de 400 mil clientes das regiões direta ou indiretamente.

Para 2022, somente na região do Cariri, a Enel deve construir uma nova subestação na cidade de Porteiras além de realizar a ampliação de potência na subestação Juazeiro do Norte. Além disse, também serão construídos mais de 22 km de Linha de Distribuição de Alta Tensão com 69 kV, conectando Brejo Santo até Porteiras. Essas obras terão como principal objetivo atender ao crescimento da região além de melhorar o a qualidade do fornecimento local.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.