Combate ao furto de energia | Enel e Polícia Civil realizam primeira operação Happy Hour hoje (25), em Sobral

Com o apoio da Polícia Civil, a Enel Distribuição Ceará vai realizar mais uma edição da operação Happy Hour no interior do estado, atuando com esse modelo pela primeira vez em Sobral. O principal objetivo do operativo é o combate ao furto de energia, com foco em bares e restaurantes. A operação será feita hoje, 25, no bairro Centro, e envolverá 6 equipes da distribuidora, que farão inspeções noturnas na busca por irregularidades nos estabelecimentos.

O modelo “Happy Hour” foi implantado no fim 2021 e percorreu diferentes bairros da capital, como Cidade 2000, Benfica, Beira Mar, Maraponga, Cidade dos Funcionários e Varjota. Neste ano, a operação também segue calendário pelo interior do Ceará, visitando bares e restaurantes. Além das operações noturnas, a Enel Ceará tem intensificado as investigações de furto de energia com ações especiais em campo e também com análise de dados.

Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. “As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. Também é importante pontuar que parte dessa energia furtada vai para a tarifa, então acaba sendo paga pelos outros consumidores, o que pode impactar a conta daqueles que não cometem o crime”, avalia Carlos Cavalcante, responsável operacional da Enel Ceará.

Em 2022, a distribuidora realizou mais de 300 mil inspeções em todo o estado. A partir disso, foram encontradas 105 mil irregularidades no Ceará. Em Sobral, foram feitas mais de 26 mil inspeções, tendo como resultado a localização de 6.690 irregularidades. Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a companhia realiza, além dos operativos, diversos projetos sociais e ações educativas em comunidades, com informações sobre o uso eficiente e seguro de energia elétrica e programas para geração de emprego e renda.

O trabalho de identificação de casos é feito através de análise de dados internamente e, em campo, por cerca de 200 equipes. Diariamente, técnicos da distribuidora analisam informações de consumo de cada cliente e também realizam ações em campo em todo o Ceará para identificar e normalizar casos durante a visita ou posteriormente.

O consumidor tem papel importante no combate ao furto de energia. Para denunciar, o cliente pode ligar gratuitamente, de qualquer município cearense, para a Central de Relacionamento: 0800 285 0196 (ligação gratuita, 24 horas) ou acessar as redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr/) e Twitter (@enelclientesbr).

2 Comentários
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