Escola de Música de Sobral promove Residências Artísticas e Abril Musical

Entre os meses de abril e maio, a Escola de Música de Sobral (EMS) irá oferecer cinco residências artísticas para professores, estudantes, artistas e para a comunidade em geral. Iniciando as atividades, nos dias 24 e 25 de abril, será realizada a residência Criação e Composição em Música Popular, e no dia 26 tem início a residência, Voz – A expressão do indizível. Serão ofertadas 40 vagas, com inscrições a partir da ordem de chegada e feitas na EMS.

Após a residência, no dia 25, os estudantes do Núcleo de Canto e do Coral Vozes de Sobral subirão ao palco do Theatro São João, às 19h, para apresentar ao público o resultado de seus esforços dentro da instituição, como parte do Abril Musical – EnCantos. Compondo a programação do Abril Musical, quem se apresenta no dia 26, no Theatro São João, às 19h, são os alunos das Práticas de Conjunto da Escola.

Criação e Composição em Música Popular

O curso apresentará técnicas de composição popular, enfatizando as construções de melodias através das letras, das suas relações com a prosódia poética e as formas musicais. A criação coletiva será o ponto de partida. Serão abordados também as diversas possibilidades de criação de arranjos para uma mesma canção.

O professor: Álvaro Lemos é graduado em Composição e Regência pela UFBA, com mestrado e doutorado pela mesma instituição. Há mais de 25 anos vem se dedicando à composição popular e à música para teatro.

Voz – A expressão do indizível.

Esse curso apresenta aos interessados possibilidades e caminhos para um desenvolvimento da voz que prioriza a busca de expressão. A voz como portadora de sentidos exige do cantor aptidão para expressar o que está dito e o que possivelmente, pode ser dito através do jogo de nuances, pequenas transformações timbrísticas, rítmicas, dinâmicas ou até melódicas, segundo cada repertório e suas particularidades.

A professora: Paula Molinari é paulista, radicada em Parnaíba, Piauí. Formada em Canto pela FMCG e com mestrado e doutorado pela PUC/SP, já participou em eventos por todo o Brasil como cantora e maestrina, além de dirigir diversas instituições em países da América do Sul, Central e Europa como vocal coaching.

SERVIÇO

Residência Criação e Composição em Música Popular

Data: 24 e 25 de abril

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h

Local: Auditório da Escola de Música de Sobral Maestro José Wilson Brasil.

Avenida Dom José, 1126 – Centro, Sobral

Residência Voz – A expressão do indizível.

Data: 26 e 27 de abril

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h

Local: Auditório da Escola de Música de Sobral Maestro José Wilson Brasil.

Avenida Dom José, 1126 – Centro, Sobral

Abril Musical – EnCantos

Data: 25 de abril

Apresentação EnCantos

Local: Theatro São João

Horário: 19h

Entrada franca | Classificação: Livre

Data: 26 de abril

Banda Maestro Zequinha Freitas, Grupo Pintando o Sete, Grupo Choruarú, Grupo Regional ArriÉgua e Banda Pop Sound.

Local: Theatro São João

Horário: 19h

Entrada franca | Classificação: Livre

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta