Escola palco de tiroteio em Sobral já recebeu prêmio por projeto científico

Imagens gravadas por câmeras de segurança mostram dois criminosos chegando ao colégio em uma motocicleta, estacionando ao lado da instituição e caminhando em direção ao pátio

O Colégio Estadual Luiz Felipe, em Sobral, reconhecido nacionalmente por seu engajamento acadêmico e cultural, foi alvo de um ataque na manhã desta quinta-feira (25), que resultou na morte de dois estudantes, Lúis Oliveira Filho, de 17 anos, e Victor Guilherme, de 16 anos, e deixou outros três feridos. A instituição possui projetos premiados, como o “Espaço Delas”, voltado para a formação de meninas cientistas, e destaca-se em Linguagens e Códigos e Geografia, com alunos medalhistas em competições nacionais e estaduais. Sobral lidera o ranking de qualidade da educação no país, segundo o CLP (Centro de Liderança Pública). Imagens gravadas por câmeras de segurança mostram dois criminosos chegando ao colégio em uma motocicleta, estacionando ao lado da instituição e caminhando em direção ao pátio, onde efetuaram disparos durante o intervalo das aulas. Alunos gravaram cenas de pânico, correndo em direção aos portões e escadas para se proteger. Logo após a ação, os suspeitos fugiram.

Ataque a tiros em escola de sobral

O prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, informou que medidas imediatas foram adotadas, incluindo a presença da Guarda Municipal, envio de ambulâncias e transporte para retirar alunos e funcionários do local. “Estamos tomando todas as providências necessárias em conjunto com o Estado”, disse o gestor.

O governador Elmano de Freitas e o ministro da Educação, Camilo Santana, classificaram o episódio como “gravíssimo e intolerável”. O MEC disponibilizou equipes especializadas em situações de crise para acompanhar o caso.

Suspensão das aulas

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) comunicou que não haverá aulas nesta sexta-feira (26). Os estudantes terão suporte de profissionais de Psicologia da Coordenadoria Regional de Educação (Crede) no retorno às atividades. A pasta reforçou que tem adotado medidas contínuas para a segurança física e psicológica das escolas no Estado.

Investigações em andamento

O ataque é investigado pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil (PCCE), Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e Guarda Civil Municipal de Sobral. As linhas de investigação incluem disputas envolvendo facções criminosas ou retaliação.

Fonte: Gcmais