Escolas profissionalizantes do Ceará agora contam com curso de gestão de startups
Com o objetivo de desenvolver a educação empreendedora para jovens de escola pública no Ceará, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), por meio do Programa Corredores Digitais, firmou parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) para implantar nas escolas profissionalizantes uma disciplina de empreendedorismo inovador por meio do curso Gestão de Startups.
O curso já está sendo aplicado para estudantes do segundo e terceiro ano do ensino médio e foi pensado para que os jovens de escola pública possam entender como é o processo de construção de um negócio, de uma startup e aplicarem esse conhecimento em seus futuros trabalhos.
“O curso direciona e incentiva a visão de gestão empreendedora dos estudantes para o mercado de trabalho. Na escola profissionalizante, eles já podem fazer cursos de tecnologia, programação e agora, podem também relacionar o que estudam aos conteúdos de inovação de empreendedorismo”, compartilha George Torres, gerente técnico do Programa “Futuros Líderes da Inovação” do Corredores Digitais.
Aproximadamente 400 professores da base técnica das escolas profissionalizantes foram formados no projeto piloto realizado em novembro para que pudessem aplicar a metodologia em sala de aula. A formação foi repassada pelo programa Futuros Líderes da Inovação.
“O objetivo dessa formação para os professores, é que eles pudessem viver na prática a construção de uma startup e um modelo de negócio digital. Então eles definiram o público alvo, o problema e as ferramentas para que eles conseguissem entender esse processo e pudessem aplicar em sala de aula”, explica George Torres.
A coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Secitece, Gabriela Purcaru, comenta sobre a parceria com a Seduc. “Vamos alcançar muitas pessoas através dessa parceria, vamos impulsionar e impactar, principalmente os jovens que são o nosso público-alvo”, conclui.