Espetáculo “No Coração da Lua” se apresenta em Sobral

A peça é apresentada pelo Ministério da Cultura e Grupo Marquise

“No Coração na Lua” já passou por Fortaleza, Caucaia e Aquiraz. Agora, o espetáculo chega ao município de Sobral com dupla apresentação na próxima quarta-feira (05), às 9h e 14h, no Theatro São João. A plateia está garantida: os alunos da Rede Municipal de Ensino.

A peça possui um conteúdo voltado para o público infantil e tem como objetivo tratar, de forma leve e lúdica, sobre um assunto de grande relevância: a saúde mental. Em cada cidade, o espetáculo terá dupla apresentação, além de uma ação formativa “As Histórias da Lua” – para professores, psicólogos e educadores – que também ajuda a refletir, com delicadeza, as questões de saúde mental na infância. Todas as ações serão inteiramente gratuitas e contarão com acessibilidade em libras e audiodescrição para pessoas portadoras de deficiência auditiva e visual.

“No coração da lua” conta a história da menina Luana que, apesar de muito alegre, um dia, sem nenhum motivo concreto ou aparente, acorda desmotivada, sem vontade de levantar, brincar ou comer. Mas, com a ajuda do seu grande amigo Juca, eles partem em uma jornada para descobrir as respostas e, no meio do caminho, descobrem valiosas lições.

A circulação da peça é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e Lei de Incentivo à Cultura; patrocinado pelo Grupo Marquise, Marquise Ambiental, Ceará Cidadão/ Vapt Vupt e produzido pelo Grupo Estação de Teatro e o pela Bobox Produções.

“Pensar em um futuro sustentável é pensar no bem-estar das pessoas. O Programa Ecocidadão é sustentado por um tripé: comunicação social e educação ambiental; produção e acesso à cultura; e ciclo de sustentabilidade. E foi com foco nisso que idealizamos essa itinerância que tem feito sucesso entre a garotada, deixando a mensagem de autocuidado”, afirma Misslene Farrapo, coordenadora de Inteligência Social – Grupo Marquise.

“Expandir a cultura para as crianças da nossa cidade é sempre um prazer, pois ela é um elemento de transformação na vida das pessoas. Agradecemos ao Grupo Marquise pela oportunidade de trazer um espetáculo com um tema tão atual. É importantíssimo que os alunos de Sobral vejam como cuidar da saúde mental faz parte de uma construção diária e como as competências socioemocinais precisam ser trabalhadas dentro e fora da sala de aula”, disse Herbert Lima, secretário de Educação de Sobral.

Em todos os espetáculos serão realizadas atividades complementares que levam para as crianças a mensagem de preservação do meio ambiente por meio do descarte correto de resíduos com jogos interativos e distribuição de material educativo. Além disso, tem o aplicativo em forma de game “Academia de Ecocidadãos”, em que pessoas de todas as idades poderão colocar em prática seus conhecimentos sobre sustentabilidade, aprender sobre cuidados com o meio ambiente e fazer a diferença no seu bairro e município.

Sobre o Programa Ecocidadão

O principal objetivo do Programa Ecocidadão é impactar positivamente na sociedade. Uma das premissas é provocar a sensibilização socioambiental nas gerações futuras, dessa forma, o programa fomenta a educação ambiental por meio de diversas atividades e ações, com a execução de um conjunto de realizações estratégicas para a correta destinação dos resíduos sólidos e a busca da consistência de um ciclo de sustentabilidade que envolve todos os agentes da sociedade.

Além da educação ambiental por meio de palestras, oficinas e jogos educativos, o Programa Ecocidadão realiza o incentivo a projetos de cultura, esporte, educação dentre outros, promovendo uma mudança de cultura para que cada cidadão reflita sobre a sua responsabilidade com o futuro do planeta.

São muitas ações como: educação porta a porta, conscientização de grandes geradores, gari comunitário, projeto de arte urbana. Dessa forma, o programa proporciona o bem estar social e sentimento de pertencimento e fortalece a comunicação social, tratando com responsabilidade as demandas da sociedade e executando projetos que desenvolvam as potencialidades dessas comunidades.