Espetáculo que retrata as cheias de 2009 terá apresentação única no Theatro São João

O Grupo Vocal UFC de Sobral apresenta no próximo dia 15/12 no Theatro São João o espetáculo “Algodões” que fala sobre as chuvas do ano de 2009 que caíram na região e causaram vários prejuízos.

Contexto

Em 2009, as chuvas fortes que marcaram o fim da estação da seca provocaram enchentes nos estados de Amazonas, Ceará, Pará, Piauí e Maranhão. Em Sobral a inundação fez transbordar o rio Acaraú e chegou a importantes pontos históricos e culturais da cidade, como o Museu MADI e o espaço cultural e histórico da Margem Esquerda. Essas mesmas chuvas provocaram o rompimento da barragem Algodões I, no sertão do Piauí, causando inúmeras mortes na população que tinha recebido, poucos dias antes, autorização oficial para retornar para suas casas. Existiam mais de 800 famílias na margem do Rio Pirangi (sobre o qual foi construída a barragem).

Pequenas propriedades inteiras desapareceram, casas, plantações, animais e pessoas. Várias famílias desapareceram, bem como o lugar onde foram enterrados seus antepassados: essas comunidades costumavam enterrar seus familiares em áreas próximas às suas casas.

O Grupo

Esse é o mote que leva à proposta de montagem do Vocal UFC. Criado dentro do curso de Música da Universidade Federal do Ceará em Sobral, o grupo é composto de pessoas que vivenciaram e foram diretamente atingidas pelos acontecimentos causados pelas chuvas de 2009.

O local onde o grupo se insere gera neste a peculiaridade de ser constituído por gente não apenas de sua cidade sede, mas também de toda a região norte do Estado, incluindo aí a Serra Grande e região fronteiriça com o Piauí. Sendo um grupo em essência de música e teatro, baseamo-nos em uma canção para iniciar o processo de construção de um espetáculo que conta essa história: Algodões, do compositor cearense Fernando Rosa, que trata exatamente da tragédia vivida pela população de Cocal da Estação, povoado localizado próximo à Barragem Algodões I.

Direção cênica: Manoel Messias

Direção musical: Simone Sousa e João Marcos

Dramaturgia: Thyago Teixeira

Produção: João Marcos, Léo Borne e Manoel Messias

Comunicação e arte visual: Harlies Dhascar

Instrumentista: João Marcos

Elenco: Ana Beatriz, Bárbara Xavier, Danuse Rocha, Genete Cléia, Harlies Dhascar, Henrique Soares, Ingrid Araújo, Ingrynd Vasconcelos, Juliana Cunha, Manoel Messias, Ray Peixoto, Renata Farias, Tátila Michelle Costa e Thiago de Castro.

SERVIÇO

Espetáculo ‘Algodões’ – Vocal UFC (Sobral)

Data: 15/12/2017 (sexta-feira)

Horário: 20h

Local: Theatro São João

Acesso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta