No Ceará, estão em destaque 84 escolas da rede pública de Ensino Fundamental – anos iniciais da Educação Básica (1º ao 5º ano). Nesse conjunto, destaca-se o município de Sobral, onde estão 19 escolas. Outras 31 unidades cearenses para estudantes do segundo ciclo (6º ao 9º ano) de baixa renda estão na lista de excelência – seis delas, em Sobral.
Os indicadores têm por base o mapeamento dos resultados da Prova Brasil, com dados referentes ao ano de 2015, a partir de pesquisa feita pela Fundação Lemann, Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo e Itaú BBA, divulgado nesta semana. “É mais um resultado fruto de um esforço coletivo, de um projeto de mudança, modernização que começou há duas décadas”, destaca o secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima.
O resultado do desempenho é um dos componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Entre as que atendem aos critérios de excelência com equidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que mantiveram o alto nível de aprendizagem nos anos de 2011, 2013 e 2015, estão as Escolas Municipais Dinorah Ramos, Mocinha Rodrigues e Raimundo Pimentel Gomes, de Sobral.
A pesquisa revela também que, em termos de atendimento aos critérios de excelência com equidade nos anos finais do Ensino Fundamental em 2013 e 2015, estão as Escolas Municipais Aquiles Peres Mota, da cidade de Carnaubal; Inácio de Barros Neto, de Russas; e Francisco Monte, de Sobral.
A Prova Brasil integra o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que por sua vez tem uma grande importância para a avaliação da qualidade da educação e formulação, reformulação e monitoramento das políticas públicas em Educação. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado com base nas avaliações do Saeb e permite projeção de metas para o desenvolvimento da educação.
Exemplo
Os avanços da educação pública do Município, avaliada como a melhor do Brasil, passam a ser referência e exemplo para outros municípios brasileiros. Mesmo em meio a um quadro de pobreza histórica, crise econômica e de recursos hídricos que castiga a região desde 2012, os indicadores educacionais obtidos por Sobral indicam que é possível modificar a realidade do Ensino Fundamental público no sertão cearense.
20 anos
A reforma educacional em curso em Sobral começou há 20 anos, quando o atual prefeito, Ivo Gomes, era secretário de Educação do Município. A política educacional é estruturada em três eixos estratégicos: o fortalecimento da gestão escolar – seleção de diretores e professores por critérios meritocráticos, formação continuada, autonomia administrativa, pedagógica e financeira para as escolas; o fortalecimento da ação pedagógica – com a qualificação e organização do trabalho em sala de aula; e a valorização do magistério – com reconhecimento, gratificação por desempenho e qualificação docente.
Segundo dados da secretária de Educação, Sobral implantou o Ensino em Tempo Integral do 6° ao 9° ano e já dispõe de quatro colégios em funcionamento e outros 11 em construção. O colégio tem um currículo diferenciado, com ampliação da carga-horárias das disciplinas da base comum e outras como Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil, Introdução à Pesquisa, Formação Humana e Práticas Experimentais nos laboratórios, clubes de artes e esportes, entre outras.
O Município universalizou o atendimento na pré-escola e, com 14 Centros de Educação Infantil (CEI), ampliou para cerca de 50% o atendimento das crianças de 0 a 3 anos em creches, enquanto a média de atendimento no Brasil é de 25%.
A Secretaria da Educação está implementando novos currículos de Língua Portuguesa e Matemática e trabalhando na modificação da disciplina de Ciências. O objetivo é manter a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e garantir equidade.

“Iniciamos uma etapa nova com mudança na organização da estrutura curricular mais ousada e contemporânea, dialogando com currículos do mundo inteiro”, observou o secretário de Educação, Herbert Lima. “Buscamos referência em experiências internacionais”.