Este é o destino no Ceará com uma experiência turística completa, segundo IA

Pedimos ao ChatGPT para indicar um destino que contemplasse os seguintes critérios: paisagem, gastronomia, cultura, aventura, estrutura e lazer. Veja na matéria o que a Inteligência Artificial respondeu.

“Onde o Ceará mostra sua essência”. É assim que o chatGPT define Jericoacoara, destino cearense escolhido por ele como lugar ideal para visitar e viver uma experiência completa. Nós perguntamos à Inteligência Artificial qual destino deveríamos conhecer no estado com base em 5 critérios (paisagem, gastronomia, cultura, aventura, estrutura e lazer). Confira abaixo o que ele respondeu:

“Jericoacoara é onde o Ceará mostra sua essência: natureza exuberante, cultura viva, sabores intensos e uma mistura de aventura com tranquilidade, tudo com uma infraestrutura cada vez mais preparada para receber visitantes sem perder sua autenticidade”, disse o chat.

A inteligência recomendou visitar a Pedra Furada, símbolo natural, e aproveitar o famoso pôr do sol na Duna do Pôr do Sol. Já em relação à gastronomia, o chat recomendou o peixe na telha, a tapioca artesanal e caipirinhas com frutas tropicais da região.

Jeri também abriga uma comunidade tradicional de pescadores que conservam a cultura e as histórias da região. Kitesurf e windsurf nas lagoas e no mar também são dicas da IA.

A vila conta com boas hospedagens e variedade de bares, cafés e spas. E claro que relaxar em uma rede nas águas da Lagoa do Paraíso ou da Lagoa Azul não pode faltar.

Destino cobiçado

Considerada um paraíso turístico, Jericoacoara, no Ceará, se tornou um dos destinos mais cobiçados do Litoral do Nordeste nos últimos anos. “Jeri’, como é chamada, faz parte de Jijoca de Jericoacoara, município cearense criado oficialmente em 1991.

Com áreas de mangue, piscinas naturais e formações icônicas como a Pedra Furada, Jeri tem um litoral propício para prática de kitesurf e windsurf, possui hotéis de luxo e diversas opções gastronômicas.

Apesar da fama, até hoje há certa confusão sobre o que é Jeri, como o local é carinhosamente conhecido. Acontece que o nome Jericoacoara está presente em três esferas: o município, a vila e o parque nacional.

Entenda:

➡️Vila de Jericoacoara: fica a cerca de 25 quilômetros de distância da sede do município; é na vila onde estão os moradores, a rede hoteleira, bares e restaurantes; a partir da vila os visitantes vão conhecer os pontos do parque nacional, como a Pedra Furada; administrativamente falando, a vila é uma espécie de enclave no parque, uma vez que é de responsabilidade da prefeitura de Jijoca, embora esteja cercada pelo território do parque nacional; a vila tem cerca de 88 hectares de extensão.

➡️Parque Nacional de Jericoacoara: é uma área de preservação ambiental, criada 2002, inserida no território dos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim; o parque é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do governo federal responsável pela gestão de unidades ambientais; tem pouco mais de 8 mil hectares.

➡️Jijoca de Jericoacoara: é o nome oficial do município cearense, localizado no litoral norte do estado, dentro do qual estão a Vila de Jericoacoara e a maior parte do Parque Nacional de Jericoacoara; tem 201.858 km² de extensão.

A história de Jeri ⛵

Atualmente, o município de Jijoca de Jericoacoara tem uma população de 27.662 habitantes, conforme estimativa do IBGE. O local aparece em cartas náuticas desde o século XVI. À época, era conhecido como Baía das Tartarugas.

Na década de 1920, foi formada a comunidade de pescadores que deu origem à Vila. O auge da pesca na vila se deu entre as décadas de 1960 e 1970, e a partir da década de 1980 o local começou a se tornar um destino turístico alternativo, sobretudo para mochileiros e hippies.

Já na década de 1980, houve o primeiro reconhecimento da região em torno da Vila de Jericoacoara como uma Área de Preservação Ambiental (APA), pelo governo federal. E em fevereiro de 2002, um decreto da Presidência da República transformou a área de preservação em uma unidade de conservação federal, criando oficialmente o Parque Nacional.

A atividade turística em Jericoacoara passou a tomar mais fôlego na década de 1980, quando passou a ser procurada por pessoas do estilo de vida hippie, que iam em busca de liberdade e contemplação.

De acordo com informações do Ministério do Turismo, naquela época Jeri era apenas uma vila de pescadores, “sem nenhuma estrutura de hospedagem, energia elétrica e com acesso difícil.”

Ao longo dos últimos 20 anos, o cenário mudou. No princípio, poucas pousadas ofereciam comodidades como energia elétrica, água quente e demais estruturas. Após iniciativa e investimento dos próprios moradores e de quem estava chegando, o destino se estruturou.

Hoje existem quase 100 meios de hospedagem, entre pousadas e hotéis. Os dados também são do Ministério do Turismo. A gastronomia também recebeu reforços e oferece diversos estilos, tanto da culinária brasileira (em especial a nordestina), quanto da estrangeira.

O artesanato é outro destaque em Jericoacoara, como em praticamente todo o Ceará. O destino também oferece diversas opções de ecoturismo, atividades de aventura e turismo cultural.

Em janeiro de 2024, a concessão do Parque Nacional de Jericoacoara foi leiloada por R$ 61 milhões pelo ICMBio. O vencedor do leilão foi o Consórcio Dunas.

Fonte: G1 Ceará