Estudante cearense é convidada para seleção das Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica no Rio de Janeiro

Samyle Pinheiro também possui o título de "Cientista Cidadã", após detectar um asteroide ainda no 1º ano do Ensino Médio

A cearense Samyle Pinheiro, de 16 anos, alcançou um feito marcante em sua vida estudantil e agora se prepara para um novo desafio. Aluna do 2º ano do Ensino Médio, ela está entre os 364 estudantes de todo o Brasil convidados para participar da prova presencial de seleção das equipes das Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica, aplicada na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, no último dia 13 de março.

Apesar de jovem, esta não é a primeira experiência da estudante do Colégio 7 de Setembro na área de Astronomia e Astronáutica. Samyle possui o título de “Cientista Cidadã”, após detectar um asteroide e conseguir o poder de nomeá-lo dentro do Caça Asteroides, projeto da Agência Espacial Americana (NASA) em parceria com o Governo Federal por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Ao ganhar a medalha de prata no programa, a jovem decidiu se dedicar ainda mais às pesquisas na área. “Fiquei muito contente porque conquistei o segundo lugar nacional e era o meu sonho ganhar uma medalha de prata. Não imaginava que minha participação nessa jornada me traria tanto sucesso”, celebra.

Para a atual seleção das Olimpíadas, Samyle foi convidada em função do seu desempenho na prova do ensino médio da XXV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica (XXV OBA), realizada em 2022. Após isso, os próximos passos dela já estão bem definidos: continuar a rotina de estudos e seguir na área que possui afinidade.

“No momento estou estudando pro ITA e IME. Eu quero fazer astrofísica no MIT. Quero usar o mundo ITA/IME como uma ponte pra lá”, projeta a jovem.

As equipes finais que representarão o Brasil na 16ª International Olympiad of Astronomy and Astrophysics (XVI IOAA), que será realizada na Polônia e na 15ª Olimpíada LatinoAmericana de Astronomia e Astronáutica (XV OLAA), que será realizada novamente no Panamá, serão definidas até julho de 2023, após outras três etapas de provas e treinamentos.