Estudo cearense com pele de tilápia é finalista no Concurso Euro de inovação em saúde

O prêmio Euro Inovação em Saúde, iniciativa da farmacêutica Eurofarma, teve 1.655 trabalhos inscritos dentre elas a pesquisa com pele de tilápia em tratamento de queimaduras, feridas, cirurgias ginecológicas e Medicina Regenerativa, desenvolvida desde 2015 na Universidade Federal do Ceará (UFC) pelo cirurgião plástico e cearense, Edmar Maciel e hoje conta com a participação de  200 pesquisadores.

A pesquisa cearense sagrou-se vencedora em duas etapas seletivas: inicialmente, figurou entre os 115 finalistas; em seguida, ficou entre os 11 trabalhos vencedores finalistas ao 1° lugar que será conhecido na próxima quinta-feira (24) em um vento reunirá representantes dos trabalhos concorrentes .

A pele de tilápia vem sendo utilizada em áreas da Medicina, Veterinária e Odontologia; e está em sete países (EUA, Alemanha, Holanda, Colômbia, Guatemala, Argentina e Equador) e sete estados brasileiros (PE, RS, GO, SP, RJ, PR e CE).

A descoberta foi destaque nas séries internacionais The Good Doctor, Vampire, The Resident e Grey’s Anatomy; já recebeu 15 prêmios em 1º lugar; motivou 24 artigos em publicações nacionais e internacionais, bem como uma parceria de pesquisa com a Nasa.

Fonte: Jornal Jangadeiro