EUA poderá impor sanções ao Brasil após visita de Nicolás Maduro

Sanções internacionais, ferramentas de pressão exercida por uma nação ou grupo de nações contra governos infratores de leis ou tratados internacionais, encontram-se no centro das atenções na política brasileira nesta segunda-feira (29). Com a recepção do líder venezuelano Nicolás Maduro pelo presidente Lula, o Brasil corre o risco de se ver alvo de represálias dos Estados Unidos por potencial violação das sanções impostas à Venezuela, segundo o especialista político e advogado Cléber Teixeira.

Parlamentares de direita acionaram a Embaixada dos EUA pedindo a captura de Maduro, destacando as acusações feitas em 2020 pelo então procurador-geral dos Estados Unidos, William Barr, que responsabilizou o líder venezuelano por envolvimento com terr0r1smo internacional e narcotráfico. Após essas acusações, o Departamento de Estado dos EUA ofereceu uma recompensa de US$ 15 milhões pela captura de Maduro e US$ 10 milhões pela prisão de Diosdado Cabello, ex-presidente do Parlamento venezuelano.

Em 2019, os EUA aplicaram sanções a mais de 150 empresas, embarcações e indivíduos ligados ao governo Maduro, além de revogar os vistos de 718 associados. As penalidades contra a Venezuela incluíam o congelamento de contas e ativos, a proibição de transações financeiras, confisco de bens, embargos de armas e restrições de viagens. Segundo o comissário da OEA para migrantes e refugiados venezuelanos, David Smolansky, as sanções foram direcionadas a Maduro e as “elites” do Chavismo, com os EUA impondo sanções adicionais aos setores de petróleo, ouro, mineração e bancário.

 

Fonte: Hora Brasília

4 Comentários
  1. Hmm it appears like your blog ate my first comment (it was extremely long) so I guess I’ll
    just sum it up what I submitted and say, I’m thoroughly enjoying your blog.

    I as well am an aspiring blog writer but I’m still new to everything.
    Do you have any helpful hints for beginner blog writers?
    I’d definitely appreciate it.

  2. These are genuinely impressive ideas in on the topic of blogging.
    You have touched some fastidious things here. Any way keep up wrinting.

  3. waar doxicard vinden Diz

    I every time used to read post in news papers but now as I am a user of web
    thus from now I am using net for articles, thanks to web.

  4. Hurrah, that’s what I was looking for, what a
    stuff! present here at this blog, thanks admin of this web
    site.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.