Instituto Teias da Juventude ampliando debate sobre cultura na Zona Norte

O Diretor Executivo do Instituto Teias da Juventude – ITJ, e militante do Movimento Negro Chiquinho Silva, esteve na tarde da última segunda-feira de setembro (28) na E.E.F. Adalberto Alves da cidade de Groaíras (CE).
O Encontro fez parte das ações do Projeto Consciência Negra desenvolvido pela escola. A convite daquela gestão, Chiquinho teve um encontro no pátio da escola com cerca de 500 pessoas, entre professores, alunos, pais, membros da comunidade, secretários de governos e outros militantes do Movimento Negro no Brasil.
Sua fala sendo a palestra magna da tarde, consistiu em explanar para toda a comunidade escolar e presentes, sobre o desenho mitificado que engendra a personalidade do ser humano negro. Trouxe além de fatos históricos, dados do cotidiano e exemplos banais que circundam a vida do negro, uma mensagem de esperança que incentiva a participação coletiva e a construção de uma organização em favor do respeito e da valorização da vida. E enfatizou: “Se consideramos o valor e a importância não só histórica, mas atual que a imagem da pessoa negra nos garantiu até hoje, temos a ele uma dívida incalculável […] ainda quando construímos uma análise sobre nossas vidas, em querer uma escola de qualidade, ter uma saúde de qualidade, moradia digna, não é um favor para nenhum de nós, é nosso direito.”
Na oportunidade ainda se apresentaram para a comunidade os jovens do Projeto Vida nas Teias da Cultura que trouxeram um espetáculo de dança. São jovens da periferia de Sobral, que através do Instituto Teias da Juventude – ITJ estão sendo incluído em uma perspectiva de uma melhor condição de vida, tendo em vista a missão do ITJ, tecer sonhos, ressignificar valores e facilitar a construção de projetos de vida.