Experiência de Sobral na educação é apresentada no Seminário Aprova Brasil

O modelo de avaliação externa e os resultados alcançados na educação de Sobral foram apresentados pelo secretário de Educação do município, Julio Cesar da Costa, no Seminário Aprova Brasil realizado em Fortaleza, no último dia 16 de maio. O evento também contou com palestra do doutor em Educação e autor de diversos livros na área, Cipriano Carlos Luckesi, que apresentou um panorama das principais avaliações existentes no País, como a Prova Brasil e a recém-criada Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).

Sobral se tornou referência com a implantação do projeto que inspirou o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e com os resultados alcançados na avaliação do Ministério da Educação, na qual obteve Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) 7,8 , no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, sendo considerada a melhor rede pública de ensino do Brasil.

Promovido pela Fundação Santillana com o apoio da Editora Moderna, o encontro reuniu educadores, gestores e instituições públicas de ensino para refletir sobre a realidade local e o contexto das avaliações no cenário educacional do estado do Ceará e discutir as perspectivas e os desafios em torno das avaliações nacionais.