Mostrar um pouco do cotidiano das mulheres idosas que moram no Abrigo Coração de Jesus é um dos objetivos da exposição Perfil de Mulher, apresentada nos dias 21, 22 e 23 deste mês, durante o I Congresso de Educação da Região Norte, realizado no Centro de Educação à Distância de Sobral, com a participação de 500 professores. Os quadros também já tiveram espaço na Casa da Cultura de Sobral.
Acervo
O trabalho reúne quatorze quadros moldurados no tamanho 30×20, com fotografias em revelação preto e branco, de mulheres do abrigo. O acervo foi produzido durante a realização do Projeto: Leitura para contar, ouvir e recontar, iniciativa do grupo de mulheres da Igreja Betesda Sobral, iniciado em fevereiro deste ano, durante as manhãs de sábado.
Voluntariado
De acordo com os organizadores, aos poucos foi-se percebendo a oportunidade de integrar datas comemorativas junto às atividades de contação de histórias. E no Dia Internacional da Mulher, após a contação da história social dessa data, realizou-se uma manhã de beleza com as idosas, seguida do ensaio fotográfico, por meio do olhar da fotógrafa Gleice Rodrigues, que transformou o material coletado em exposição. Segundo a fotógrafa, “conseguimos captar lindos sorrisos. E é justamente esse sorriso que é apresentado na exposição, que tem com objetivo de despertar a sociedade para a dedicação de um tempo voluntário que possa contribuir à vida do idoso abrigado, acrescentando e melhorando a rotina diária”.
Ainda segundo Gleice Rodrigues, “durante a exposição, as idosas fotografadas compareceram lindamente para se reconhecerem nos quadros e prestigiar o evento. Agora, a exposição segue para o hall do Fórum Municipal de Sobral, Dr. José Saboya, aberta ao público a partir desta segunda-feira, 24, se estendo até o dia 8 de maio, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h”