Feira do Empreendedor e Siará Tech Summit devem atrair 60 mil pessoas em Fortaleza

A realização conjunta dos eventos também busca estimular a descentralização do desenvolvimento nos municípios e reter talentos capazes de desenvolver inovações tecnológicas e empreendedoras no Ceará

Entre os dias 8 e 10 de outubro, Fortaleza será palco de dois grandes eventos que reforçam a cidade como referência em negócios e inovação no Brasil, a Feira do Empreendedor e o Siará Tech Summit 2025.

Em coletiva de imprensa, o Sebrae Ceará detalhou as iniciativas, que devem receber cerca de 60 mil visitantes no Centro de Eventos do Ceará. Alci Porto, diretor-técnico do Sebrae/CE, destacou a dimensão das ações, lembrando que o evento reúne caravanas de todo o estado e startups oferecendo soluções inovadoras. Ele comentou que mais de 120 caravanas e 300 startups estarão presentes e ressaltou a importância do encontro. “Nós estamos trazendo mais de 120 caravanas de todo o estado e mais de 300 startups oferecendo suas soluções. A grande questão é que esta é a primeira feira no Brasil que vai unir quem quer empreender com quem tem oferta de inovação”, destacou.

A Feira do Empreendedor tem como objetivo promover novos negócios, estimular empresas já atuantes no mercado e divulgar o empreendedorismo. Alice Mesquita, coordenadora da feira, reforçou as oportunidades que o evento oferece para quem deseja iniciar um negócio, destacando o esforço do Sebrae e dos parceiros em levar capacitação e conhecimento. “Tem muita gente ainda querendo entender o que é ser empreendedor, como é que eu faço para empreender. Nós vamos instalar com toda a nossa força de trabalho, com todos os nossos parceiros, levando capacitação, levando conhecimento, para que todo mundo saia de lá muito satisfeito”, comentou.

Feira do Empreendedor e Siará Tech Summi

O Siará Tech Summit é considerado o maior evento de inovação do Nordeste e reúne universidades, investidores, empresas e representantes do poder público para debater tendências e soluções tecnológicas voltadas às demandas do mercado. Herbart Melo, coordenador do evento, explicou que o foco desta edição está na geração de negócios e na conexão entre startups e empresas tradicionais do Ceará. “O foco deste ano é negócio, é geração de negócio, é fazer com que as startups do Ceará e de outros estados possam atender as 670 empresas tradicionais aqui do estado”, afirmou.

A realização conjunta dos eventos também busca estimular a descentralização do desenvolvimento nos municípios e reter talentos capazes de desenvolver inovações tecnológicas e empreendedoras no Ceará. Alci Porto reforçou a relevância do projeto para a juventude e para o desenvolvimento regional, destacando o impacto positivo que os eventos podem gerar. “Então você vai estar trabalhando para manter essa juventude atuando, promovendo o desenvolvimento e, principalmente, gerando soluções para questões seculares que essa juventude pode dar um grande passo de ajuda para a gente transformar a realidade dos territórios cearenses”, afirmou.

Fonte: Gcmais