Fenaiva 2017 supera estimativa de público e de retorno financeiro para os empresários

Em sua 30° edição, a Feira de Negócios do Vale do Acaraú (Fenaiva) superou as expectativas do Sebrae, que organiza o evento em parceria com a Prefeitura de Sobral. A edição comemorativa contou com público de 5.876 pessoas e 76 expositores, incluindo sete estandes institucionais. O volume de negócios gerados superou as expectativas dos empresários; alguns dos quais fecharam acordos comerciais já para o próximo ano. O evento foi realizado entre os dias 24 e 26 de agosto das 16h às 23h no Centro de Convenções (Av. Dr. Arimatéia Monte e Silva, 300 – Campo dos Velhos). O tema foi “Reinvente-se Ontem, Hoje e Sempre”.
A Fenaiva trouxe duas perspectivas: capacitação e inovação nos negócios. O público teve acesso a curso de marketing digital, além de palestras e formações sobre temas como administração do tempo, técnicas de negociação,  liderança e ferramentas para gestão empresarial. A Feira foi dividida em espaços temáticos para os negócios. Outlet (com empresas do ramo da moda), Saúde e Vida (tema da vida saudável), Oportunidades (novos negócios e tradicionais repaginados), Móveis (setor de movelaria), Inovação (negócios e serviços que levam à inovação) e Gourmet (espaço de gastronomia).
“Conseguimos alcançar os objetivos em público e em negócios gerados. Muitos empresários fecharam parcerias para o futuro. Tivemos uma boa participação e aceitação do novo conceito com uma feira leve e enxuta”, define a articuladora do escritório regional Norte do Sebrae, Suilany Teixeira. Com a procura de empresários superior à expectativa, a organização do evento precisou aumentar duas ilhas de negócios. Agora, de acordo com Suilany, o próximo passo é chamar os parceiros para avaliar a 30a edição e já preparar a Feira do próximo ano, que deverá ser realizada no começo do segundo semestre.
A analista do Sebrae Sobral e gestora da Feira, Graciele Guerrato, destacou a possibilidade de negócios fomentadas a partir do evento. “Alguns empresários utilizaram o espaço de Coworking para os negócios, mas a maioria prefere ir ao estande do outro. Os empresários gostaram do modelo e da organização do evento. A avaliação é positiva”, garante.
Bons negócios
A SOS Alergia participou pela primeira vez da Feira no espaço Saúde e Vida. De acordo com a franqueada, Luana Moura, foi um reforço de marca para a empresa. “Nossa proposta é ampliar a marca, fazer com que as pessoas conheçam. A tendência da Vida Saudável é mundial, mas no caso dos nossos clientes, é questão de necessidade e saúde. O alérgico precisa ter uma opção de alimentação saudável”, explica. Há opções de produtos sem leite, sem ovo, sem soja, sem conservantes, sem corantes, sem oleaginosos e sem crustáceos. Há ainda uma cozinha que inclui sem glúten.
Pela primeira vez, a Vitrine do Empreendedor de Itapajé esteve presente à Fenaiva e muitos negócios puderam ser feitos, de acordo com a presidente Elizete Gomes. “Divulgamos os produtos, conseguimos encomendas”, comemora. A Vitrine é composta por 30 artesãos da região de Itapajé, dos quais sete estiveram na Fenaiva. Para a artesã Auricélia Lima, foi uma ótima oportunidade a participação na Feira. “As vendas foram maravilhosas. Quando nos chamarem de novo, estaremos aqui na hora”, garante. Ela comercializa arroz orgânico, fubá de milho, doce de banana, mariola light, entre outros produtos. Há outros artesãos que usam material reciclado, ou que produzem peças para casa, como pano de prato, porta-toalha e artigos para decoração.
O analista de dados Thiago Abel, 29, visita a Fenaiva desde a infância com os pais e seguiu participando do evento também em virtude de sua formação ligada à administração. “É um dos principais eventos da cidade e um termômetro de como está o mercado”, resume. Ele ressalta ainda a variedade de estantes e a diversificação de negócios.
Personagens
Vida saudável
Com a perspectiva da vida saudável e a percepção de que “mudar um hábito, muda uma vida”, a Unimed Sobral participa da Fenaiva pelo terceiro ano seguido. A companhia conta com um núcleo de atenção personalizada à saúde com ações de medicina preventiva que contemplam profissionais de várias  áreas como educador físico, psicólogo, nutricionista, enfermeiro, médico, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. São ofertados serviços de prevenção da obesidade e envelhecimento ativo. Além disso, todas as segundas-feiras é realizado um passeio ciclístico e às terças-feiras, uma corrida de rua. Há ainda a academia popular na praça do Bosque. Na Fenaiva, o núcleo promoveu medição de pressão e glicemia, além de atividades de saúde como alongamento com educador físico.
 
Relacionamento
Veterana na Fenaiva, a Sobral Gráfica trouxe um amplo portifólio com material gráfico produzido para mostrar a quem passa pela Feira. A gráfica produz revistas, jornais, embalagens, sacolas e convites “para todos os gostos e bolsos”, de acordo com assistente de marketing da empresa, Rayana Loyola. Baseada no princípio de que a qualidade faz a diferença, a Sobral Gráfica e Editora, fundada em setembro de 1994 pelo casal Hélio Brito de Sousa e Norma Silvia Linhares Martins Brito, tem uma rápida evolução e criterioso desempenho, resultante da associação de valores que visam não somente a realização de serviços, mas a transformação do papel em peças únicas.
Resultado de imagem para fenaiva sobral

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.