Feriado Dia de Corpus Christi; veja o que abre e o que fecha no Ceará

O feriado pelo Dia de Corpus Christi acontece nesta quinta-feira (3). No Ceará, o decreto estadual de isolamento social segue em vigor, devido à pandemia da Covid-19, mas com flexibilização da abertura de setores da economia em algumas regiões, exceto na Região do Cariri, que continuam com restrições rígidas.

O funcionamento de instituições bancárias e públicas, além de outros setores, sofre alteração com o feriado.

DIA DE CORPUS CHRISTI  

A expressão Corpus Christi é originária do latim e significa, literalmente, “corpo de Cristo”. A data marca a festa católica que celebra o milagre da transformação do pão (hóstia) no corpo de Cristo, assim como o vinho se converte no sangue.

A celebração não tem data fixa no calendário. Ela deve acontecer 60 dias após a Páscoa, sendo realizada, por sua vez, 40 dias após a Quarta-feira de Cinzas, que marca o fim do período de Carnaval.

A festa de Corpus Christi é uma das mais antigas do catolicismo. Foi determinada pelo papa Urbano IV, em 1264, para ser comemorada na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre no domingo seguinte a Pentecostes.

É FERIADO?

A celebração da data consta como feriado facultativo na lista anual divulgada pelo Ministério da Economia, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União em 31 de dezembro do ano passado. Com isso, cabe aos estados e municípios decidirem se vão aderir ou não.

Em algumas cidades e estados a data foi antecipada como medida de enfrentamento à pandemia da Covid-19, através do estímulo ao isolamento social. Capitais como São Paulo e Vitória, além dos estados do Piauí e Paraíba foram algumas das localidades que mudaram a data original.

Já o Ceará e as capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Cuiabá, Porto Alegre, Florianópolis, Cuiabá e Porto Velho mantiveram o feriado no dia 3 de junho.

O QUE FUNCIONA NESTA QUINTA-FEIRA (3) 

SUPERMERCADOS

A orientação da Associação Cearense de Supermercados  (Acesu) é de que os supermercados do Estado funcionem normalmente na data.

LOJAS E COMÉRCIO  

As lojas de Sobral não irão funcionar, conforme acordo estabelecido entre os lojistas e a CDL de Sobral, porém o lojista que abrir o estabelecimento deverá seguir o Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho.

Já em Fortaleza o funcionamento das lojas será permitido conforme acordo.

SHOPPINGS 

O Governo do Estado determinou que os shoppings, incluindo praça de alimentação, só podem operar entre meio-dia e 21h. Seguindo essa medida, cada centro comercial estabelece se funciona neste feriado.

No Sobral Shopping lojas e quiosques funcionam de 12h às 18h e a praça de alimentação operam das 11h às 21 nesta quinta-feira. Já a Clínica Vivat  funciona entre às 8h e 19h. A Lojas Americanas abre em um horário diferente, das 10h à 19h. A farmácia Santa Branca funciona de 10h às 22h. E a academia Smart Fit das 8h às 14h.

RESTAURANTES 

O Sindicato dos Bares e Restaurantes do Ceará (Sindrest-CE) informou que, pela convenção coletiva da categoria, é permitido trabalhar normalmente no feriado, seguindo o horário do decreto. Conforme o documento, os estabelecimentos têm permissão de funcionar das 11h às 21h, com 50% de capacidade de atendimento.

FARMÁCIAS

A data é ponto facultativo para farmácias e drogarias, segundo o Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma-CE).

BANCOS  

A celebração de Corpus Christi está inserida no calendário de feriados das instituições bancárias, segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará, então as agências bancárias do Estado não funcionam na quinta-feira.

LOTÉRICAS  

A data é ponto facultativo para as lotéricas cearenses, conforme o Sindicato das Empresas Lotéricas e Similares no Estado do Ceará (Sindiloce). Ou seja, caberá a cada unidade a decisão de abrir ou não.

POSTOS DE COMBUSTÍVEIS  

Os estabelecimentos funcionam normalmente, conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos).

 

METROFOR

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) informou que neste feriado há operação especial nas linhas Sul, Oeste, VLT Parangaba-Mucuripe e VLT do Cariri. Já em Sobral, seguindo determinações da Prefeitura Municipal, sistema de VLT não opera na data.

ENEL

A Enel Distribuição Ceará informou que montou um esquema de atendimento para o feriado. A companhia mantém equipes trabalhando normalmente durante a data. Operadores de sistemas e subestações, eletricistas, técnicos e engenheiros trabalham para garantir o fornecimento de energia em todo o Ceará.

Na área de atendimento ao cliente, a Central de Relacionamento funcionará 24h por dia, por meio do telefone 0800.285.0196, oferecendo todos os serviços da companhia.

Todas as lojas de atendimento estarão fechadas nesta quinta-feira. As unidades das cidades de ortaleza, Barbalha, Canindé, Caucaia, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Sobral e Tianguá o atendimento é feito por meio do agendamento no site da companhia ou na própria loja.

Os clientes também podem entrar em contato através do aplicativo Enel Ceará (disponível para Android e iOS) e do WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608.

Deixe uma resposta