Ferroviário é campeão da primeira fase do Cearense; Guarany de Sobral e Barbalha estão rebaixados

Quatro jogos pela sétima rodada do Campeonato Cearense encerraram neste domingo (7) a primeira fase da competição. Com a vitória por 2 a 1 em cima do Caucaia, o Ferroviário conquistou o título do torneio, garantindo uma vaga na Copa do Brasil de 2022. Na parte de baixo da tabela, Guarany de Sobral e Barbalha foram rebaixados e vão disputar a Segundona do Estadual no ano que vem.

A busca pelo título

 

Por causa do isolamento social rígido (lockdown) em Fortaleza, o Ferroviário teve de mandar a partida contra o Caucaia no estádio Franzé Morais, em Itaitinga. O placar de 2 a 1 foi definido ainda no primeiro tempo de uma partida equilibrada. Ciel marcou, de pênalti, para a Raposa Metropolitana, aos 22 minutos, mas Anderson Bahia, aos 33 e 36 minutos, deu a vitória ao Tubarão da Barra e o título da primeira fase. Com a conquista, a equipe coral se classifica para a Copa do Brasil do ano que vem.

Ferroviário, campeão da primeira fase do Cearense 2021 — Foto: Lenilson Santos/Ferroviário AC
Ferroviário, campeão da primeira fase do Cearense 2021 — Foto: Lenilson Santos/Ferroviário AC

Com esse resultado, Atlético-CE e Pacajus não tinham mais chances de serem campeões da primeira fase, mas protagonizaram um duelo movimentado no Domingão, em Horizonte. Sob forte calor, ambos os times mostraram equilíbrio, e o Índio do Vale do Caju saiu na frente com André Cassaco. Menos de três minutos depois, a Águia da Precabura empatou com Valdo e deu números finais ao jogo: 1 a 1.

O drama da queda

 

A disputa para definir os dois rebaixados para a Série B Cearense veio do interior. No Inaldão, o Barbalha recebeu o Crato em um jogo onde o vencedor se livraria da degola dependendo de Guarany-S x Icasa. A Raposa dos Verdes Canaviais saiu na frente com Alan Victor e estava se livrando da queda, mas Robinho, Saulo e Neto Oliveira viraram o placar a favor do Azulão da Princesa: 3 a 1Foi a primeira vitória do time no torneio e o suficiente para manter a equipe na elite estadual para 2022.

Ainda no Cariri, mas no estádio Mirandão, o Icasa recebeu o Guarany de Sobral, que dependia apenas de si próprio para evitar a degola, mas quem ficou na frente do placar duas vezes foi o Verdão. Wesley e Lázaro marcaram para o time de Juazeiro do Norte; Jô e Menezes deixaram tudo igual para o Bugre. Com o empate em 2 a 2 e a vitória do Crato, o Cacique do Vale se juntou ao Barbalha como as duas equipes rebaixadas para a Segundona do Cearense em 2022.

Com os resultados deste domingo, o Barbalha encerra o calendário do futebol de 2021 no primeiro semestre. O time vive uma grave crise, com denúncias de maus-tratos por parte de jogadores do time. O Guarany de Sobral se prepara a partir de agora para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, prevista para iniciar em maio. Atlético-CE e Caucaia também estão classificados para o torneio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.