Festa do Perdão de Assis será celebrada no Santuário São Francisco
Um dia por excelência para reconciliação com Deus, o “Perdão de Assis” é celebrado em todo o mundo na Festa de Nossa Senhora dos Anjos, 2 de agosto. No Santuário São Francisco, em Sobral, a programação contará com confissão sacramental durante todo o dia a partir das 6h e santa missa celebrada às 6h, 9h, 12h, 17h e 19h.
Durante o “Perdão de Assis”, os fiéis podem receber a indulgência plenária tendo como condições a confissão sacramental, a participação na Santa Missa, Comunhão Eucarística e rezar nas intenções do Papa o Credo, Pai Nosso, Ave Maria e um Glória ao Pai. A concessão de indulgências é amparada na Revelação Divina e no testemunho dos apóstolo. O pecado tem duas consequências: a culpa e a pena. A culpa é perdoada na confissão; a pena, que é a desordem que o pecado provoca no pecador e nos outros, e que precisa ser reparada, é eliminada pela indulgência que pode ser plenária (total) ou parcial.
O dia do perdão foi instituído por São Francisco na Porciúncula, pequena igreja fora de Assis hoje contida dentro da Basílica de Santa Maria dos Anjos, construída para proteger e venerar a tradição da Igreja. É o lugar mais sagrado da Ordem Franciscana porque ali morreu Francisco de Assis. No dia do Perdão, milhares de peregrinos de todas as idades e de todo o mundo vivem a experiência, desejosos de atravessar a “porta da vida eterna” e receber o dom da Indulgência Plenária.

Conversão dos pecadores
Contam as fontes franciscanas que em um momento místico da vida de São Francisco ele estaria rezando pela conversão dos pecadores e teria tido uma visão com a Virgem Maria ao lado de seu Divino Jesus. Jesus, dirigindo-se a Francisco, disse-lhe: “Em recompensa ao teu zelo pela conversão dos pecadores, pede-me o que quiseres”. Francisco pediu-lhe então a indulgência plenária para todos aqueles que tendo confessado e comungado, visitassem aquela pequena igrejinha. Para ser concedido o pedido seria necessária uma aprovação do Papa. São Francisco foi ao encontro do Santo Padre que concedeu a graça em um dia no ano, 2 de agosto. Nesta data, denominada “Perdão de Assis”, é enorme a afluência de fiéis à Basílica da Porciúncula e a Igreja celebra a Festa de Nossa Senhora dos Anjos.
“É uma das festas mais importantes para a família franciscana por esse amor de Francisco de Assis e o desejo que todos encontrassem a salvação. Iniciou com francisco e hoje onde os franciscanos chegam celebram essa festa do perdão”, explica o frade capuchinho, Frei Glauber Pinheiro. Ele ressalta ainda que há mais de 12 anos a festa é celebrada pelos frades em Sobral e sempre há uma participação intensa dos fiéis. “O povo sobralense tem uma devoção muito grande”, completa.
O Papa Francisco assim referiu-se à Porciúncula em uma de suas pregações: “O caminho espiritual de São Francisco teve início em São Damião, mas o verdadeiro lugar amado, o coração pulsante da Ordem, onde a fundou e onde, por fim, entregou sua vida a Deus, foi a Porciúncula, a ‘pequena porção’, o cantinho junto à Mãe da Igreja; junto a Maria que, por sua fé tão firme e por seu viver tão inteiramente do amor e no amor com o Senhor, todas as gerações a chamarão bem-aventurada.”
Serviço
Festa do Perdão de Assis
Quando: 2 de agosto
Onde: Santuário São Francisco
Horários: Confissão a partir das 6h. Santa missa às 6h, 9h, 12h, 17h e 19h
Indulgência Plenária
O que é: Reparação das penas dos pecados já perdoados na confissão
Condições: Durante o “Perdão de Assis”, os fiéis podem receber a indulgência plenária tendo como condições a confissão sacramental, a participação na Santa Missa, Comunhão Eucarística e rezar nas intenções do Papa o Credo, Pai Nosso, Ave Maria e um Glória ao Pai.