Fila de ambulâncias se forma para transferências de pacientes do Hospital Municipal de Pacatuba

Um engarrafamento de ambulâncias se formou na frente do Hospital Municipal de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), nesta segunda-feira, 15. Vídeo recebido mostra seis veículos parados na frente da unidade hospitalar, sendo cinco do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e um da Prefeitura.

A Secretaria de Saúde do Município (SMS) confirmou o ocorrido, que começou por volta das 7h40min e se estendeu até 11 horas. Conforme a pasta, as ambulâncias estavam posicionadas para realizar transferências já previstas de pacientes. Nas últimas 72 horas, foram realizadas 25 transferências na Cidade.

“Devido à ampliação dos leitos de UTI por parte do Estado, o município realizou as transferências que já estavam na central de regulação. Para realizar a transferência dos pacientes, cada paciente é transportado por ambulâncias de forma individual, a fim de reduzir o risco de transmissibilidade da infecção. O procedimento segue o protocolo de Saúde”, explica a secretaria em nota.

Pacatuba dispõe de 36 leitos isolados para Covid-19, dos quais 13 estão ocupados. Não há leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Cidade. De acordo com a Prefeitura, os outros 23 leitos disponíveis na rede pública funcionam de forma rotativa por causa da demanda.

Todos os pacientes internados com Covid-19 em Pacatuba aguardam serem transferidos aos hospitais de referência do Estado. “Desse quantitativo são 8 pacientes de perfil UTI, sendo 3 entubados e outros 5 em enfermaria. Os pacientes são monitorados e seu quadro clínico é atualizado a todo momento”, diz a nota.

Deixe uma resposta