Finais do Cearense terão reconhecimento facial no Castelão

O governador do estado do Ceará, Elmano de de Freitas, anunciou nesta terça-feira (4) que o reconhecimento facial de torcedores na Arena Castelão já será feito nas finais do Campeonato Cearense, marcadas para os dias 15 e 22 de março.

– Dias 15 e 22 de março, você, cidadão, que quer ir para o jogo, só pra se divertir, saiba que quem entrar no estádio (Castelão) vai entrar após um reconhecimento facial, e aquela pessoa que não pode estar no estádio será proibida de entrar, e você estará muito mais seguro e a sua família também – afirmou Elmano.

Atual presidente do Fortaleza, Rolim Machado comentou. Recentemente, torcidas organizadas do Fortaleza se agrediram no estádio Domingão, em Horizonte, em jogo válido pelo Cearense.

– O Governo do Ceará terá todo o apoio do Fortaleza para levar o torcedor e família para dentro do estádio.

O presidente do Ceará, João Paulo Silva, também se manifestou. Organizadas do clube também brigaram no Estádio Presidente Vargas, no Cearense.

– Isso dá tranquilidade pro torcedor, ele (Elmano) sabe que tem o apoio dos times.

A biometria facial já está em uso em muitos estádios brasileiros, como por exemplo Maracanã, São Januário e Nilton Santos, no Rio de Janeiro; Allianz Parque, em São Paulo; Arena do Grêmio e Beira-Rio, no Rio Grande do Sul; Arena das Dunas, no Rio Grande do Norte; Arena Independência e Arena MRV, em Minas.

Cadastro

O cadastro será feito em casa, em qualquer dispositivo, e os dados serão compartilhados com a Secretaria Nacional de Segurança. Não será necessário ingresso físico, código de barras, nem mesmo um documento com foto, apenas mostrar o rosto.

Fonte: G1 Ce