Fortaleza alcança nota máxima no Índice de Qualidade do Meio Ambiente

Esta é a terceira vez consecutiva que a capital cearense alcança a marca

A cidade de Fortaleza alcançou a nota máxima no Índice de Qualidade do Meio Ambiente (IQM), pela terceira vez seguida. A avaliação é feita pelo Governo do Ceará, com base em uma série de critérios que consideram as políticas de gerenciamento de resíduos sólidos.

Qualidade do Meio Ambiente em Fortaleza

A gestão dos resíduos faz parte de uma série de ações que buscam a harmonia entre a população e os ambientes natural e construído.

Além da Política Municipal de Resíduos Sólidos, um dos critérios estabelecidos pelo IQM, Fortaleza possui as certificações ambientais Fator Verde e Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente, que reconhecem a sustentabilidade promovida por organizações, e criou o Gabinete de Governança Climática de Fortaleza, para acompanhar todas as ações do Município relacionadas à redução de gases de efeito estufa, economia verde e sustentabilidade.

Com o resultado, a prefeitura fica apta a receber 2% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do Ceará, de acordo com o decreto n° 29.306, de 5 de junho de 2008.

Para Luciana Lobo, secretária do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), a nota máxima alcançada no IQM confirma a caminhada em direção a uma cidade mais sustentável.

“Os resultados que temos conquistado reconhecem os esforços diários por uma Fortaleza equilibrada e mais saudável. Para além do recurso garantido via ICMS, precisamos valorizar cada iniciativa que busca melhorar a qualidade de vida da população”, afirma.

Fonte: Gc Mais