Fortaleza realiza Dia D de vacinação contra raiva para cães e gatos neste sábado (17)

O Dia D de vacinação antirrábica para cães e gatos a partir dos três meses de idade tem data marcada em Fortaleza: no próximo sábado (17). Ao todo, serão mais de 90 pontos distribuídos pela cidade, com funcionamento das 8h às 17h, conforme a Prefeitura.

Até agora, já foram mais de 300 mil animais vacinados contra a raiva, que também pode atingir humanos. O número representa 54% da meta estabelecida de 559.508 animais prevista para este ano. A campanha deve seguir até o fim de novembro.

Neste Dia D, serão cerca de 600 profissionais trabalhando para proteção dos animais. Os tutores podem procurar o ponto de vacinação mais próximo de sua residência para a aplicação do imunizante no pet.

Os locais de vacinação podem ser conferidos por meio deste link.

CONTRAINDICAÇÃO
Fêmeas gestantes e animais doentes ou em período de recuperação não devem receber o imunizante. A imunização deve ser adiada para após o parto e recuperação completa, conforme orientação do médico veterinário.

RAIVA EM ANIMAIS SILVESTRES
Tradicionalmente realizada em outubro, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2026 foi antecipada em Fortaleza para agosto após detecção da doença em animais silvestres. Foram identificados 32 morcegos com o vírus.

A capital notificou a presença da doença em um cachorro de outro município que veio a Fortaleza para receber o tratamento em uma clínica particular. Os números ressaltam a importância da vigilância da doença.

Apesar da presença do vírus em morcegos, a cidade não registra casos de raiva humana há mais de 20 anos.

SERVIÇO
Dia D de vacinação antirrábica (17/10)
Data: sábado (17/10)
Horário: das 8h às 17h
Locais do Dia D de vacinação contra a raiva
Público: cães e gatos a partir dos três meses de idade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:Diário do Nordeste