Fortaleza sedia fórum de capacitação gratuita para organizações sociais com projetos esportivos
Já estão abertas as inscrições para o II Fórum CT Nordeste, que será realizado nos dias 7 e 8 de novembro, no Hotel Sonata de Iracema, localizado na Praia de Iracema, em Fortaleza. Organizado pela Rede CT- Capacitação e Transformação, o evento é totalmente gratuito e voltado para a capacitação de organizações sociais com projetos esportivos de interesse social.
Durante dois dias, a programação reúne palestras e oficinas voltadas para temáticas como a captação de recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte (LIE) para iniciativas esportivas, uso de inteligência artificial na elaboração de projetos e representatividade feminina no esporte. O Fórum é realizado pela Rede Igapó e pelo Instituto Futebol de Rua, responsáveis pela Rede CT- Capacitação e Transformação, que oferece capacitação gratuita para organizações sociais (OSCs) com projetos esportivos nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.
“Distribuímos a programação em oficinas que consideramos importantes para o onboard de organizações esportivas na Lei de Incentivo: elaborar projetos, se preparar para captá-los, criar sua metodologia pedagógica e de formação cidadã e se preparar para o recebimento e atendimento à diversidade. Tudo isso acompanhado de oportunidades de trocas com outras organizações e agentes, debates importantes para o desenvolvimento institucional”, destaca Gigi Favacho, gerente de projeto da Rede CT.
Em Fortaleza, o evento contará com a presença de especialistas como Laura Farias, analista de captação de recursos incentivados na Rede Igapó, e Adriana Mitre, gerente das Redes Igapó e CT. Outros nomes e convidados especiais serão anunciados nas próximas semanas.
O Fórum também acontece nas regiões Norte e Centro-Oeste. O evento chega a Cuiabá, em Mato Grosso, nos dias 28 e 29 de novembro, e a Macapá, no Amapá, nos dias 5 e 6 de dezembro. As inscrições podem ser realizadas até o primeiro dia de realização dos eventos, no link https://capacitacaoetransformacao.org/forumct-2025#inscricao.
Sobre a Rede CT
O projeto Rede CT – Capacitação e Transformação é uma iniciativa do Instituto Futebol de Rua e da Rede Igapó, com patrocínio do Itaú e da B3, a bolsa de valores brasileira. Seu objetivo é o de descentralizar o acesso aos recursos da LIE a partir da capacitação de OSCs com projetos sociais esportivos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Em seus dois anos de atuação, a Rede já capacitou 665 OSCs, impactando 478 mil pessoas em 238 municípios localizados nos 20 estados das regiões contempladas pela iniciativa. Até o momento, 152 projetos elaborados com o apoio da instituição já foram submetidos à LIE, somando um montante de R$ 70 milhões de reais em potencial de captação de recursos para transformar vidas através do esporte.
Serviço//II Fórum CT NordesteLocal: Hotel Sonata de Iracema
Av. Beira Mar, 848 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE, 60165-120
Datas: dias 7 e 8 de novembro
Inscrições: https://capacitacaoetransformacao.org/forumct-2025#inscricao
Programação completa: https://capacitacaoetransformacao.org/
Programação
DIA 1
8 às 9h: Credenciamento
9h às 9h30: Painel- Panoramas do Ceará e Nordeste na Lei de Incentivo ao Esporte. A LIE, sua permanência e perspectivas para um futuro próximo
9h50 às 10h30: Case CT Nordeste com Célio Rocha Cruz, representante da ASSOCIAÇÃO DOS ESPORTES RADICAIS DE AQUIRAZ (AERA)
11h às 12h: Metodologia esportiva para o desenvolvimento humano (Oficina 1), com Saimon Avelino, gerente de projeto
12H ÀS 13h30: Intervalo para almoço
14h às 15h: Retorno para a oficina 1, com Saimon Avelino
15h30 às 17h30: Elaboração de projeto (Oficina 2), com Emanuelle Narcizo, especialista em gestão de projetos sociais
18h: Encerramento
DIA 2
8h às 10h: Pitching Comercial (Oficina 3), Laura Farias, analista de captação de recursos na Rede Igapó
10h30 às 12h: Bora falar de captação de recursos (Painel 2), com Alceu Neto, fundador e diretor executivo do Instituto Futebol de Rua, e Bia Gurgel, atuante com Projetos Culturais, Esportivos, Fundo Idoso e da Infância no Nordeste.
12h às 14h: Intervalo para almoço
14h às 15h30
Mulheres em campo – A representatividade feminina nos esportes, com mediação de Gigi Favacho, gerente de projeto da Rede CT, e participação de Thaís Olivetti (Empodera), Crislayne Oliveira (Empodera), e Thaís Pastre, técnica da Seleção Brasileira de Basquete Master Feminino 60+.
Das 14h às 16h: Inteligência artificial para elaboração de projetos (Oficina 4)
Programação completa disponível no site da Rede CT (https://capacitacaoetransformacao.org/).

