O senador Eduardo Girão (Novo-CE), pré-candidato a governador do Ceará, afirmou não enxergar o ex-ministro Ciro Gomes como uma figura identificada com a direita, mas disse não ver problema em dialogar com o ex-governador, caso ele confirme a pré-candidatura ao Governo do Ceará para a eleição do ano que vem.
“Ciro nunca teve uma identidade com a direita, no meu ponto de vista. Eu nunca percebi essa identidade. Eu não sei se ele é pré-candidato, ele nunca disse que é pré-candidato, mas é legítimo que seja. Eu não vejo essa coerência de grupos conservadores de centro-direita, que eu me encaixo, em uma proposta capitaneada por ele, caso ele venha a ser candidato. Agora, é uma mente brilhante, não tenha dúvida que o Ciro Gomes é uma mente brilhante que essa terra produziu”, argumentou.
Em entrevista ao O POVO, o parlamentar ressaltou que a oposição precisa manter “coerência” em torno de um projeto, embora reconheça a importância de buscar a unidade contra o PT.
Apesar das diferenças ideológicas ao longo dos anos, Girão afirmou não descartar uma conversa com Ciro, que deve se filiar ao PSDB na próxima quarta-feira, 22.
“Se ele for pré-candidato, não vejo problema em dialogar. Agora, que se mantenha a coerência de um projeto novo. Não tenho problema de conversar com ninguém; embora, para mim, os fins não justificam os meios para derrotar o PT”, pontuou.
Cenário eleitoral
Sem citar nomes, o senador classificou como legítimas todas as pré-candidaturas postas até o momento, mas defendeu que apenas a dele mantém uma coerência desde o início. Ele destacou que os atuais problemas do Ceará não começaram na gestão de Elmano de Freitas (PT).
“Nós chegamos no ponto de um estado paralelo mandar nos grandes bairros, em cidades quase inteiras. E isso tem que parar. Então assim, o DNA do que está acontecendo hoje não foi construído de agora, foi construído lá de trás. Eu acho que todos já tiveram a oportunidade, todos esses que estão postulando, tiveram oportunidade. E o nosso nome, que é um grupo de centro-direita, eu não vejo alguém que propõe as mesmas pautas e que tenha condições de propor isso com coerência”, disse.
Princípios e trajetória
Eduardo Girão reafirmou que mantém os mesmos princípios desde que entrou na política. “Tenho um princípio na política, desde que eu assumi o mandato. Nunca tinha sido candidato a nada e o povo cearense me levou direto para o Senado. E um tripé que eu tenho procurado regar a semente é da coerência, da integridade e da coragem”, declarou.
Fonte: Ceará Antenado