Governo do Ceará beneficia 200 alunos com entrega da Residência Universitária da UVA

A vice-governadora Izolda Cela inaugurou a Residência Universitária (ReU) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O evento de entrega foi realizado, nesta quarta-feira (20), em Sobral. Participaram da cerimônia de inauguração o prefeito do município, Ivo Gomes, o reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, a vice-reitora Izabelle Mont’Alverne, além de outras autoridades da região.
A instalação da Residência Universitária da UVA é um desejo antigo dos estudantes. “É uma luta antiga dos estudantes, e o Governo do Ceará vem, ao longo dos anos, procurando atender e fortalecer essas ações que apoiam a permanência do aluno na universidade para que ele seja vitoriosa na sua formação acadêmica. Ano passado, o governador Camilo inaugurou o restaurante universitário, que era outra grande e importante demanda para os estudantes e hoje entregamos oficialmente, a Residência Universitária”, destacou Izolda Cela.
O equipamento de apoio à permanência e desempenho acadêmico de alunos da UVA integra o Programa de Assistência Estudantil do Governo do Ceará e tem capacidade para abrigar 200 alunos residentes em 24 apartamentos em um prédio de três pavimentos, recebendo um investimento na ordem de R$ 5 milhões.
De acordo com o reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, para ter direito de permanência na ReU, os estudantes selecionados devem atender a um determinado perfil. “O prédio vai abrigar 200 alunos que foram selecionados via editais da universidade, através de vários critérios de seleção e o principal deles é que as famílias ganharem abaixo de um salário mínimo”, diz Fabianno Cavalcante.
Em março deste ano, a UVA fez a entrega das chaves dos apartamentos aos primeiros 101 estudantes admitidos no Programa de Residência Universitária (PRU/UVA). Artur Aguiar é aluno do curso de filosofia e foi selecionado para uma vaga na residência universitária. “Eu venho do interior de Granja, da zona rural, onde eu morava em uma casa de barro e estar hoje cursando uma universidade, é um presente que Deus me deu. Algumas pessoas acreditam que investir na educação é errôneo, eu acredito que a educação é um investimento com garantia de retorno” .
Programa de Residência Universitária – PRU/UVA
O Programa de Residência Universitária (PRU/UVA) é parte das ações de apoio à permanência e desempenho acadêmico do aluno, desenvolvidas pela UVA e que integram o Programa de Assistência Estudantil do Governo do Ceará. O PRU assegura moradia a estudantes vindos de outros municípios e provenientes de famílias de baixa renda, regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da UVA.
A seleção dos candidatos a ingressar no Programa de Residência Universitária é feita pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), mediante avaliação socioeconômica, conforme normas estabelecidas em Edital de Seleção.

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta