Governo do Estado realiza a segunda fase da Pesquisa de Soroprevalência em Sobral

Termina nesta semana, em Sobral, a segunda fase da pesquisa de campo de soroprevalência, que utiliza o RT-PCR/Swab (teste de biologia molecular) capaz de detectar a presença do coronavirus, e que é realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em parceria com a Prefeitura de Sobral e execução do Instituto Opnus. Nesta fase, serão realizados 800 testes na população.

Na primeira fase da pesquisa, outras 800 pessoas passaram por testes rápidos e RT-PCR. O Objetivo da pesquisa é estabelecer o percentual de pessoas que foram ou estão contaminadas pelo vírus no município. O levantamento ocorre em 40 territórios. O sorteio das ruas aconteceu de forma aleatória e estatística.

O RT-PCR é o teste de biologia molecular, que detecta a presença do vírus no paciente. Trata-se da coleta de amostras de secreção do fundo do nariz por meio da introdução de um swab (cotonete). As amostras para o RT-PCR não têm resultado imediato. Elas são encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Ceará para análise e os resultados ficam prontos após alguns dias.

Via: Sobral em Revista

- Advertisement -

Deixe uma resposta