Governo Federal lança novo edital do Programa Mais Médicos

Ministério da Saúde (MS) lançou na tarde desta quinta-feira, 15, novo edital do Programa Mais Médicos, que passa a atuar em 1500 cidades brasileiras – 424 novas cidades. No Ceará, 117 cidades serão atendidas. Segundo levantamento do MS, atualmente do 14.462 médicos atuam no programa, 1.008 estão no Ceará.

A seleção abre a partir desta sexta-feira, 16, e os gestores dos municípios devem confirmar participação e solicitar novas vagas no sistema do Programa até o dia 28 de janeiro. O novo edital garante a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab).

Seleção 
De acordo como MS, os médicos brasileiros continuam tendoprioridade na seleção. A novidade é que, ao invés de uma, eles terãotrês oportunidades para escolher o município em que irão atuar. “Na inscrição, cada profissional definirá até quatro cidades de diferentes perfis, conforme a sua prioridade. Os candidatos concorrem somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios e, quem não conseguir alocação, terá acesso às vagas remanescentes”, detalha a nota.
Outra novidade é que os candidatos brasileiros poderão escolher entre os benefícios do Mais Médicos ou 10% nas provas de residência do país. 
Incorporação do Provab
A incorporação de 100% das vagas do Provab pretende assegurar às prefeituras permanência de médicos na Atenção Básica de suas cidades, uma vez que a iniciativa só dura um ano. Os profissionais do Provab poderão permanecer no Programa Mais Médicos por mais dois anos, desde que continuem na unidade de saúde em que já atuam, garantindo a assistência à população. Segundo o MS, a integração deve ampliar os perfis de médicos participantes do Mais Médicos.