Grupo de Chorinho de Sobral participará de festival na Rússia

Desde muito cedo, Wellington Freitas Viana despertou para a música. Ainda na adolescência, o rapaz, de 21 anos, já buscava ouvir algo que realmente tocasse sua alma, que o deixasse em êxtase. Os primeiros acordes foram conseguidos com ajuda do violão, nas aulas que se tornaram cada vez mais presentes no seu dia a dia.
“Eu lembro que meu professor de violão gostava muito de choro. Ele me ensinava com essas músicas, que começaram a me encantar. Dizia que eu tinha que conhecer aquilo tudo, e que eu iria me apaixonar. Aos poucos, fui conhecendo e ficando maravilhado, até que não consegui largar mais. Eu devo muito ao ‘choro’, que me trouxe até aqui”, afirma o rapaz, que se prepara para representar o Brasil, na Rússia, com mais seis amigos, que formam o grupo Lágrimas da PS, do Curso de Música-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Sobral.
O convite partiu da Federação Internacional de Orquestras de Jovens, com sede na França, mas com atuação em todo o mundo, na organização de diversos festivais. O objetivo é promover o intercâmbio cultural e artístico, por meio da prática orquestral desenvolvida por jovens músicos de 15 a 25 anos. Entre os disputados eventos está o “Festival Internacional Eurochestries”, que ocorre sempre no mês de julho, em países como França, Espanha, Polônia, Eslováquia, Rússia e Canadá.
No Brasil, Sobral recebeu, por duas vezes, o Festival, nos anos de 2013, quando mais de 100 músicos e regentes reuniram cerca de 1.000 espectadores, durante uma semana de realização; e em 2015, ano em que o Eurochestries recebeu grupos da Croácia e Espanha, além de contar com a participação de músicos da UFC (campus Fortaleza e Sobral), da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e da Escola de Música de Sobral. Neste ano, o Município se prepara para uma nova maratona de muita música, com mais uma vinda de jovens do mundo inteiro.
O Festival ocorrerá na cidade de Syzran, na Russia, de 16 a 24 de agosto deste ano, quando jovens de diversas nacionalidades se reunirão para apresentar o melhor das músicas tradicionais de seus países. E lá, o Lágrimas da PS apresentará o vasto repertório que o chorinho traz.