Guaraciaba do Norte registra maior chuva do Ceará nesta segunda, 27

Duas macrorregiões ainda não registraram chuvas; principais volumes se concentraram na região da Ibiapaba

Guaraciaba do Norte, município localizado a 309 quilômetros (km) de Fortaleza, registrou a maior chuva do Ceará nesta segunda-feira, 27, conforme dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Com 45 milímetros (mm), a cidade obteve o recorde para a data, seguida de Viçosa do Ceará, com 43 mm, e Ipueiras, onde choveu 41 mm.

Pelo menos 49 municípios do Cariri cearense apresentaram chuvas até o momento. Seis das oito macrorregiões do Estado já registraram chuvas nesta segunda-feira. Apenas o Cariri e o Vale do Jaguaribe seguem sem registros.

Os dados estão em atualização e são referentes ao período entre as 7 horas de domingo, 26, e as 7 horas de segunda.

As principais chuvas do dia no Ceará se espalharam pela região da Ibiapaba e Sertão Central e Inhamuns. As regiões tiveram nove das dez maiores precipitações.

Previsão do tempo

Próximo ao fim da quadra chuvosa, os últimos dias de maio tendem a apresentar chuvas passageiras no Ceará. Com o céu variando de parcialmente nublado a sem nuvens em todas as macrorregiões, há baixa possibilidade de chuva isolada entre a tarde e a noite desta segunda na região jaguaribana.

Na terça-feira, a expectativa é de alta possibilidade de chuva isolada no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Jaguaribana, Cariri e Sertão Central e Inhamuns.

A quarta-feira chega com maiores chances de chuva no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Jaguaribana, Cariri e Sertão Central e Inhamuns, conforme a Funceme.

A Fundação explica que as chuvas ocorridas nos próximos dias devem ser causadas pelo avanço de áreas de instabilidade atmosférica que tendem a se deslocar do leste do NEB e do oceano Atlântico e ao efeito de brisa (marítima e terrestre)

As maiores temperaturas do Estado devem ser registradas entre o sul do Vale do Jaguaribe e o Cariri, com índices de até 36°C. O tempo mais ameno deve frequentar as áreas serranas, com mínimas entre 17 e 22°C.

Em Fortaleza e na Região Metropolitana (RMF), a amplitude térmica deve variar de 26°C a 32°C.

Confira cidades com maiores chuvas no Ceará nesta segunda:

  • Guaraciaba do Norte: 45 mm
  • Viçosa do Ceará: 43 mm
  • Ipueiras: 41 mm
  • São Benedito: 41 mm
  • Ipaporanga: 37 mm
  • Itatira: 33 mm
  • Senador Pompeu: 31 mm
  • Ibiapina: 30,5 mm
  • General Sampaio: 30,2 mm
  • São Benedito: 29 mm

Fonte: O Povo Online

 

1 comentário
  1. Zale Garbulsky Diz

    Zale Garbulsky

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.