Helicóptero da PRF começa a operar no Ceará pela primeira vez
Equipamento deverá ter atuação em ações de segurança pública e no projeto Aeromédico em parceria com o Samu
Ceará conta com a primeira aeronave de asa rotativa a atuar pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O modelo adotado, Koala AW119, está sendo utilizado em ações de segurança pública e no projeto Aeromédico, desenvolvido em cooperação com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/CE), a partir dessa quarta-feira, 9.
O equipamento integra a frota nacional de aeronaves da PRF e passará a atender a um cronograma de ações operacionais das Bases de Operações Aéreas da PRF, com missões previstas para Fortaleza e para o interior do estado, além de outros estados da região Nordeste.
Segundo o Governo Federal, a chegada do veículo marca o início das atividades do Núcleo de Operações Aéreas da PRF no Ceará, representando importante reforço para as operações integradas na segurança pública e nos serviços de saúde, ampliando a capacidade de resposta em situações que exigem deslocamento ágil e atendimento especializado por via aérea.
Segundo informações do órgão, não há aviões em atuação pela PRF no Estado.
Em 2019, Ceará era líder de frota de helicópteros do Norte e Nordeste
Com 43 unidades, o Ceará teve a maior frota de helicópteros do Norte e Nordeste, de acordo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 2019. Em seguida, estava o Pará, com 41 veículos.
No Estado, o setor conta com transporte particular e outros serviços feitos por helicópteros, como voos panorâmicos por praias e atendimento de casos de urgência e emergência em saúde.
Serviço
Polícia Rodoviária Federal (PRF)
Telefone: 191
Fonte: O Povo Online