Hemoce intensifica captação de sangue para o período do Carnaval

O Hemoce Sobral fica na rua Jânio Quadros, s/n – Bairro Santa Casa

A captação de sangue para os festejos do Carnaval deste ano continua a todo vapor no Hemoce de Sobral. O período dos festejos de Momo — somado à Semana Santa, e às férias — é o de maior necessidade para o abastecimento do estoque.

Além de Sobral, o Hemoce atende a demanda de 58 municípios da região, que respondem por 70% das doações. A média mensal, no estoque de bolsas de sangue, é de mil e quatrocentas; número que deve subir, quando o Hospital Regional estiver em pleno funcionamento.

De acordo com Lucila Albuquerque, Coordenadora de Captação, “a divulgação pelos meios de imprensa, e campanhas, têm ajudado muito na busca por doadores; a massificação desse assunto nas redes sociais, tem servido também de espaço para tirar dúvidas, e atrair mais pessoas ao Hemoce”, como a estudante Carolina Farias, de 18 anos, que veio doar pela primeira vez, e se disse “feliz em saber que esse ato pode ajudar a muitas pessoas”.

A busca por novos doadores tem levado a equipe do Hemoce de Sobral, a se deslocar para outras regiões cearenses. As captações passam pela Região dos Inhamuns e vão até cidades do Sertão Central; e é dessas regiões, que chegam também muitos alunos de cursos técnicos em Enfermagem, em busca de treinamento no Departamento de Ensino do Hemoce, que capacita esses profissionais para atuarem nas agências de transfusão de sangue ( Bancos de Sangue) dos hospitais de referência dos municípios.

Os requisitos para ser um doador:
Ter idade acima de 18 anos (ou 16 anos completos, com autorização dos pais para doar), e peso acima de 50 quilos. Homens podem doar a cada três meses, e mulheres, a cada dois.