Hemoce inicia campanha de incentivo à doação voluntária de sangue com foco na juventude
Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar o público jovem para a importância da doação voluntária de sangue, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), promove, entre os dias 27 e 31 deste mês, a campanha “Jovem que doa hoje, salva o amanhã”. A iniciativa busca desenvolver e fortalecer a cultura de solidariedade e de cidadania entre os estudantes, contribuindo para a formação de novos doadores regulares.
Durante a campanha, equipes do Hemoce visitarão escolas de Ensino Médio para a realização de palestras educativas e atividades interativas de conscientização. A proposta é dialogar com os jovens, tirar dúvidas sobre o processo de doação, desconstruir mitos e reforçar o impacto positivo desse gesto que salva vidas.
Além das ações presenciais, a campanha contará com estratégias de engajamento nas redes sociais, ampliando o alcance da mensagem e incentivando ainda mais jovens a se tornarem doadores voluntários.
Semana do Jovem Doador no Ceará
A campanha faz parte da Semana do Jovem Doador no Ceará, criada em 2022 por meio da Lei Estadual n.º 18.283/22, buscando conscientizar os alunos do Ensino Médio da rede estadual de Educação sobre a importância de se tornarem doadores regulares de sangue, visando a aumentar o estoque de hemocomponentes. A ação foi definida para ocorrer duas vezes ao ano, na última semana dos meses de maio e outubro.
Seja um doador
Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal.

