Hoje é dia de Santo Antônio, o “santo casamenteiro”

Santo Antônio ganhou fama de casamenteiroNesta segunda-feira, 13 de junho, é dia de comemorar Santo Antônio. O primeiro dos santos juninos, tem forte devoção popular e fama de casamenteiro.
O nome original dele era Fernando de Bulhões. Nascido em 1195, em Lisboa, numa família rica e educado em Coimbra, tornou-se membro da Ordem de Santo Agostinho e foi ordenado sacerdote aos 25 anos. Em 1220, passou a fazer parte da Ordem dos franciscanos e adotou o nome Antônio.
Ele morreu em 13 de junho de 1231, nos arredores de Pádua, na Itália, com apenas trinta e seis anos de idade. Ali foi sepultado numa basílica que se tornou lugar de peregrinação. Ele foi canonizado, em menos de um ano, pelo papa Gregório IX.
Devoção cearense
O município de Barbalha, na Região do Cariri, tem a festa mais tradicional em devoção a Santo Antônio. Os festejos atraem um público de mais de 500 mil pessoas e é atração nacional para “encalhados” e “encalhadas” que sonham em se casar.

Tradição do pau da bandeira em Barbalha, no Cariri cearense

A programação dos festejos nesta segunda-feira (13), com a tradicional Procissão de Santo Antônio, saindo às 16h da Igreja Matriz, e com o show do grupo Rosa de Saron, às 20h30, no Parque da Cidade.
Após uma extensa programação que começou no dia 13/5, com o Corte do Pau da Bandeira, e atraiu 350 mil pessoas no domingo, 29/5, com o carregamento do mastro de 23 metros e 2,5 toneladas, fincado por 200 carregadores, no Patamar da Igreja Matriz.
Serviço
Encerramento da Festa de Santo Antônio, em Barbalha
16H – Procissão – Saída da Prça da Matriz
20h30 – Show com a banda Rosa de Saron – Parque da Cidade
Redação do Jangadeiro Online, com informações da  Prefeitura Municipal de Barbalha