Homem tem reação e fica com a língua verde e peluda após fumar cigarro

Um homem, de 64 anos, ficou com a língua verde e peluda após ter uma reação por tomar antibióticos para conter uma infecção e fazer uso de cigarro. O caso foi descrito em estudo publicado na revista The New England Journal of Medicine no último dia 6 de julho.

Ao perceber a mudança de cor na língua, o homem decidiu ir imediatamente ao hospital. Conforme os médicos, o paciente fazia uso de antibióticos para conter uma infecção na gengiva e após fumar o organismo supostamente não aceitou a mistura das duas substâncias e ele acabou passando mal.

“Ao examinarmos o físico, a língua tinha filiformes na papila e uma coloração verde. Nenhuma outra lesão oral ou dental foi observada. O diagnóstico foi língua peluda”, explicam os autores do estudo de caso, Eric Karr e Brian Elliot, do Centro Médico Wright-Patterson, em Ohio, nos Estados Unidos.

De acordo com especialistas, essa condição, comum e inofensiva, é causada pelo acúmulo de células de pele morta na língua. Isso faz com que as papilas, saliências que cobrem e protegem a língua, cresçam. Acontece que bactérias, comida e outras substâncias também ficam presas nessa parte do músculo. O resultado geralmente é uma coloração preta, marrom, amarela ou, como foi no caso deste homem, verde.

A condição pode ser causada por um raro efeito colateral de antibióticos, higiene oral ruim, boca seca, fumar ou se alimentar de comidas moles que não esfreguem a pele morta da língua.

No caso do indivíduo analisado, a língua começou a mudar depois que ele parou de tomar antibióticos para uma infecção dental. O tratamento consiste na remoção dos “pelos” com raspagem do órgão (Lingual Higienizador) e uma rotina de higiene oral. No caso do paciente, também vou recomendado parar de fumar.

Após seis meses, a língua do homem voltou a ter uma aparência normal.

Fonte: O Tempo

 

 

2 Comentários
  1. Everyone loves what you guys tend to be up too.
    Such clever work and exposure! Keep up the very good works guys I’ve included you guys to blogroll.

  2. I benefit from reading your web site. Thank you so much! come ottenere hydroxyurea a Bari senza ricetta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.