Hospital Regional Norte faz a 1° captação de órgãos para transplante

banner hospital regional norte
A Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado fez na quinta-feira (1º)  a primeira captação de órgãos do Hospital Regional Norte (HRN). O HRN fez a notificação de potencial doador à Central de Transplantes, que acionou a Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Sobral. Equipes de captação do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), também da rede pública estadual na Capital, se deslocaram até Sobral em aeronave disponibilizada pelo Governo do Estado e fizeram a retirada do fígado e de um rim, que já foram transplantados no HGF. Também na quinta-feira, ocorreu a captação de dois rins no HGF. 
Os órgãos doados salvaram a vida de Francisco Célio, com 52 anos de idade. Ele sofria de cirrose hepática e os rins estavam com baixa capacidade de filtração e por isso dependia da hemodiálise três vezes por semana durante quatro horas por dia. Ele recebeu o fígado doado na noite da última quinta-feira. Neste sábado (03), deverá ser feita a cirurgia de transplante de rim.
Este ano, em todo o Ceará, foram feitas até 2 de agosto 278 notificações de potenciais doadores de órgãos e tecidos para transplantes, com 107 doadores viáveis. O HRN fez duas notificações. Em 2012, foram feitas 443 notificações de potenciais doadores no Estado, com 187 viáveis. Em Juazeiro do Norte, o Hospital Regional do Cariri (HRC) realizou no ano passado a primeira captação de órgãos e tecidos para transplantes. Em 2012, o HRC notificou 17 potenciais doadores e nove foram viáveis. Este ano, a unidade já fez 18 notificações, com seis doadores viáveis.
Jonas Deison (Sobral Online) com informações da Assessoria de Comunicação da Sesa

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.