Hospital Regional Norte orienta sobre benefícios do parto normal

“Recomendo o parto normal para todas as mães”, fala Daniele Félix de Alencar, de 22 anos, pouco mais de seis horas depois de dar à luz à Ana Lívia, que nasceu na madrugada da última segunda-feira (12), no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, da rede pública do Governo do Ceará. A agricultora do município de Quixelô teve sua filha no Centro de Parto Normal (CPN) do HRN. “Parabenizo o hospital pelo atendimento e pela estrutura”, declara Daniele.

A equipe do Centro de Parto Normal do Hospital Regional Norte é composta por médicos obstetras, neonatologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Toda mãe que utiliza o espaço tem à disposição o acompanhamento destes profissionais, antes, durante e depois do parto. O CPN possui cinco leitos. Além desta ala, o serviço de obstetrícia do HRN conta também com a Unidade de Cuidados Obstétricos (UCO), com cinco leitos, Clínica Obstétrica (23 leitos) e Centro Cirúrgico Obstétrico (cinco salas).

A coordenadora médica do serviço de obstetrícia, Eveline Linhares, elenca os vários fatores positivos para uma parição espontânea. “O parto normal é mais fisiológico. Isso já traz mais benefícios para mãe e a criança, já que não tem uma intervenção cirúrgica. A gente percebe a melhor interação entre mãe e bebê. Existe um menor estresse do recém-nascido. Também favorece o início do aleitamento, melhora a estabilidade respiratória da criança, entre outros benefícios”, ressalta Eveline.

Segundo a médica, a recuperação após o parto vaginal é bem mais rápida. “O parto vaginal tem menos intervenções médicas. A gente consegue que a mulher mais rapidamente se restabeleça e tenha um retorno mais precoce às atividades. O parto normal não interfere nas próximas gestações”, afirma.

Este ano, até o mês de maio, o Hospital Regional Norte realizou 765 partos, sendo 220 partos normais e 545 cesáreas. De acordo com Eveline, a cesárea é feita quando existe uma recomendação clínica, quando a gravidez é de alto risco. Foi o caso de Gracekelle Gabriel do Nascimento, 26, que no último dia 2 teve trigêmeos. “A estrutura do hospital foi muito boa tanto pra mim, quanto para os meus filhos”, enfatiza.

(com informações do Hospital Regional Norte)

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta