Ibiapina e Uruburetama estão entre os 100 municípios que mais receberam chuvas nos últimos três dias

Dados parciais indicam precipitações em 112 municípios entre as 7h desta sexta-feira (24) e as 7h deste sábado (25)

Domingo deve ser o dia com mais chuvas, segundo a Funceme. — Foto: André Fernando/Funceme/Reprodução – Com inofrmações da Funceme.

O Ceará registrou, pelo terceiro dia consecutivo, chuvas em mais de 100 municípios, segundo balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Dados parciais indicam precipitações em 112 municípios entre as 7h desta sexta-feira (24) e as 7h deste sábado (25). Já no mesmo intervalo de 24 horas entre quinta-feira (23) e sexta, foram registrados acumulados em 162 cidades. E entre quarta-feira (22) e quinta em 175 municípios.

Conforme previsão da Funceme, a atual localização da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve colaborar para precipitações até o próximo domingo (26), inclusive de forma mais expressiva.

No relatório mais recente, os maiores acumulados informados até o fim da manhã de hoje aconteceram nas regiões da Ibiapaba, Norte e Centro Sul . As maiores chuvas foram registradas em Ibiapina (75 milímetros), Pentecoste (63,4 milímetros) e Uruburetama (63 milímetros).

Maiores chuvas (mm) em 24 horas no Ceará

Previsão para os próximos dias

Sábado (25):

Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com chuva isolada em todas as macrorregiões.

Domingo (26):

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.

Segunda-feira (27):

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com alta possibilidade de chuva isolada em todas as macrorregiões.

Situação dos principais açudes

O Ceará tem apenas quatro açudes sangrando segundo informações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Atualmente, o estado tem nove açudes com volume acima de 90% e 68 reservatórios com volume inferior a 30%. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Leia mais:

Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 19,57% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 45,49%. Já o Banabuiú se encontra com 8,98%.