Idoso de 65 anos aguarda há 5 meses para tirar tumor gigante no crânio

Um idoso, de 65 anos, vive à espera de fazer uma cirurgia de remoção de um tumor gigante no crânio por meio da rede pública de saúde do Rio Grande do Norte (RN). Ele aguarda desde março pelo procedimento.

A Justiça do RN determinou em junho que a Secretaria de Estado do RN (Sesap) viabilizasse o procedimento pré-operatório de forma urgente, e que utilizasse o material disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Sesap, por sua vez, informou que o paciente, identificado como José Nilton Cardozo, tem um caso de alta complexidade; por isso, seria de responsabilidade do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol).

A unidade de saúde aguarda apenas a chegada do material, enviado por uma empresa licitante do Piauí, o que deve ocorrer na próxima semana. Tão logo chegue, o Huol se comprometeu a agendar a cirurgia.

Diagnóstico do tumor

José Nilton Cardozo é marceneiro e vive com um turmo intracraniano, com diagnóstico de meningioma, que é um tumor benigno que surge partir das membranas que recobrem e protegem cérebro. Devido ao tamanho do tumor, no entanto, o José passou por casos de surdez em um dos ouvidos, e toma mais de 15 doses de morfina por dia.

Fonte:  METRÓPOLES

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.