IFCE será a primeira instituição do Ceará com internet de 10 Gbit/s

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) caminha para ser a primeira instituição no estado com uma conexão de internet de 10 gigabits por segundo. A instituição recebeu, no começo desta semana, a ativação do link de fibra ótica no prédio da Reitoria, que trabalhava com internet via rádio desde agosto, quando ocorreu a mudança para a nova sede.

O próximo passo é atualização dos equipamentos na próxima semana, que permitirá o salto dos atuais 2 gbit/s para 10 gbit/s. Com isso, o IFCE estará plenamente integrado à rede GigaFor, que tem fins acadêmicos e integra instituições públicas na capital cearense e que faz parte da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O Diretor de Gestão da Tecnologia da Informação do IFCE, Maurício Dourado, deu detalhes desse trabalho. “Na verdade nós já vínhamos articulando essa mudança bem antes da mudança de sede da Reitoria – desde maio, para ser mais exato. No começo precisamos usar a internet via rádio em parceria com o campus de Fortaleza, mas agora conseguimos ligar a fibra ótica”, detalhou Maurício.

O diretor da DGTI ressaltou ainda que a implantação da conexão de 10 gbit/s já é uma preparação no sentido de implantar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que vai agilizar a tramitação de processos no IF. O sistema vai entrar em funcionamento no ano de 2017.

Com informações de Dowglas Lima 

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta