IFCE Sobral abre inscrições para curso técnico EaD em Informática para Internet
Foi lançado edital de seleção com 40 vagas para o curso técnico em Informática para Internet, o primeiro na modalidade de Educação a Distância (Ead) no campus de Sobral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
O curso técnico, voltado para quem já concluiu o ensino médio, tem como objetivo formar profissionais para atuarem em desenvolvimento de sistemas para internet e aplicativos para dispositivos móveis, qualificando-os a planejar, projetar, construir e manter sistemas de software na forma de serviços em Tecnologia da Informação (TI).
“É um curso muito bom, bastante procurado, há uma carência de profissionais qualificados na área”, resume o coordenador do curso, professor Antônio José Fernandes Andrade. A seleção é por análise de histórico escolar. A duração do curso é de um ano e meio.
Há somente um dia de aula presencial por semana, no turno da tarde, às terças-feiras (no primeiro semestre letivo). As demais aulas ocorrem online, sejam assíncronas (gravadas) ou síncronas (em tempo real), no ambiente virtual alimentado pela equipe do Núcleo de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (NTEaD) do campus.
INSCRIÇÕES
As inscrições acontecem pela internet, no período de 23 de outubro a 10 de novembro de 2023, sem cobrança de taxa, através de formulário eletrônico disponível no site ifce.funetec.org, na área do candidato. A seleção ocorrerá em uma única etapa e levará em conta as notas constantes no histórico escolar dos participantes.
São três procedimentos para inscrição:
- a) preencher todos os itens do requerimento de inscrição (formulário eletrônico) e transmitir os dados via internet;
- b) salvar o comprovante onde consta o número do protocolo de inscrição, resguardando as credenciais de acesso (nº de inscrição e chave de acesso), que são a única forma de acesso ao andamento do processo seletivo;
- c) enviar virtualmente, através do sistema de inscrições, a documentação estabelecida no subitem 7.5 do edital, no período de 23 de outubro a 10 de novembro de 2023.
O item 7.5 do edital estabalece como documentos de inscrição:
I – Histórico do ensino médio completo ou documentos equivalentes (curso técnico de nível médio; magistério; certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino);
II – Documento oficial de identificação.
O edital prevê possibilidades de envio de documentação para quem esteja cursando a última série do ensino médio (ver item 7.5.1 do edital).
RESERVA DE VAGAS
O IFCE reserva 50% do total das vagas ofertadas para candidatos egressos de escolas públicas. Não poderão concorrer a essas vagas candidatos que tenham, em algum momento, cursado parte do ENSINO FUNDAMENTAL em escolas particulares. Para concorrer às vagas do Sistema de Cotas para Egressos de Escolas Públicas reservadas aos candidatos pretos, pardos e indígenas e pessoa com deficiência, os candidatos deverão, ao efetuar a inscrição via Internet, marcar a opção correspondente a essas vagas, o que implica autodeclarar-se pertencente ao grupo étnico preto, pardo ou indígena e pessoa com deficiência.
A validação da autodeclaração para pessoas negras pretas e negras pardas ocorrerá após a divulgação do resultado final, a partir de um procedimento junto à Comissão Institucional de Heteroidentificação (CIH), que considerará como critério o fenótipo do(a) candidato(a), isto é, o conjunto de características físicas visíveis que o(a) fazem ser identificado(a) socialmente como pessoa negra-preta ou negra-parda, não sendo considerada a sua ascendência ou a sua autopercepção.
Acesse o edital aqui: https://www.funetec.com/noticias/ver/565
Faça a inscrição aqui: https://ifce.funetec.org/e/ifce-edital-13-2023-cursos-tecnicos-subsequentes-a-distancia/